A mãe orgulhosa segurava uma faixa: “Mariana Alves, com três diplomas, você pode pedir música no Fantástico”, alusão à brincadeira na qual o jogador que faz três gols em uma partida, pode solicitar trilha sonora para tocar enquanto suas façanhas são exibidas. Mariana concluiu mais uma graduação, enquanto no caso de Rebeca Costa era a sua primeira. Fez do nanismo impulso para estar ali. “Me disseram que eu não ia conseguir por causa da limitação (...) Me disseram que as faculdades não eram acessíveis e eu conheci a @unilaslalerj <3. E aí me perguntem: o que fez ao ouvir tudo isso? (...) Conquistei! Voei”, escreveu no Instagram, para 55 mil seguidores, a agora egressa de Direito. Essas e outras 241 histórias estavam reunidas nas noites de 15 e 16 de março, durante a Colação de Grau Oficial 2017.2.

Entre as novidades deste ano, estavam a formatura da primeira turma de Engenharia de Produção, a mudança de local, com cerimônia realizada no Centro de Convenções Irmão Amadeu, no próprio Unilasalle-RJ, e a volta da organização do evento pelo setor de Comunicação e Marketing. Os detalhes pensados começavam desde a chegada dos alunos, com instruções de como segurar o capelo e como entrar no espaço, por exemplo, até a entrega dos simbólicos canudos.

Na sessão dos agradecimentos, formandos escolhidos pelos coordenadores de curso lembraram dos pais (“se doaram incondicionalmente, procurando nos fortalecer nesta caminhada”), dos amigos (“nos mostram o óbvio quando nos fazemos cegos (...) nos apontam o caminho mais árduo, levando-nos ao sucesso”) e dos mestres (“acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter, é compartilhar de sua própria existência”). A gratidão a Deus foi expressa em momento à parte pela equipe da Ação Comunitária.

A estagiária Elisama Ribeiro cantou a oração do Pai Nosso, numa versão em português da música “Our Father”, do grupo Bethel Church. Já a coordenadora Livia Ribeiro, trouxe reflexão a partir de passagem de Jeremias (29, 11-13), na qual Deus fala por meio do profeta: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar e não de causar danos, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. “Desejamos que a presença de Deus, a vida de oração e o bem viver, que, para nós lassalistas, é um princípio, acompanhe a cada um de vocês para o futuro que se anuncia hoje”, falou Livia.

O Irmão Jardelino Menegat, por sua vez, centrou seu discurso em torno da mudança observada entre a fase de calouros até a de conclusão do ensino superior: “É com muito orgulho que entregamos os filhos e filhas de vocês que entraram há quatro, cinco anos aqui com um perfil diferente. Vocês, egressos, saem da universidade, mas ela não sairá de vocês, pois tudo o que aprenderam continuará permeando suas vidas. Não é o dinheiro que se tem, nem o que se gasta que possui valor, mas o que marcamos. Vocês serão recordados, lembrados pelos seus mestres porque os marcaram”.

O Prêmio de Destaque Acadêmico passou a incluir uma medalha para o mais elevado Coeficiente de Rendimento de cada curso, para além dos certificados recebidos pelas primeiras, segundas e terceiras maiores notas. Na opinião de Menagat, a conquista é dos alunos pelo esforço, dos pais pela motivação, mas também do centro universitário, “cuja qualidade é um assunto que cada vez mais cuidamos”.

Uma qualidade que fez com que 114 alunos, somando Administração, Ciências Contábeis e Relações Internacionais impusessem grau no dia 15, para, na noite seguinte, 129 concluintes de Engenharia de Produção, História, Pedagogia, Direito e Sistemas de Informação se formarem. Às 21h, os capelos estavam no ar simbolizando histórias que prosseguem para além do Unilasalle-RJ.

Por Luiza Gould

Fotos da equipe I photos formaturas

Ascom Unilasalle-RJ