Para crescer é importante avaliar erros e acertos, aparando arestas em busca de um ensino cada vez mais de excelência. É com este pensamento que o Unilasalle-RJ concluiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do ano de 2015. Processo que se inicia sempre no início do semestre em agosto e prossegue até fevereiro do ano seguinte, a CPA é uma autoavaliação partilhada e participativa, organizada por Mary Rangel, assessora pedagógica da pró-reitoria acadêmica.

As etapas incluem respostas de questionário por alunos e entrega de relatório ao reitor, que ocorreu na última quarta-feira, dia 13. As opiniões dos alunos são recolhidas a partir do Programa de Autoavaliação/PROAVI. Nele há três graus de satisfação ou concordância e três de insatisfação ou discordância. No total 43 itens foram avaliados pelo corpo discente, 22 sobre a instituição e 21 sobre os cursos.

E vamos aos resultados: dos 43 fatores listados, 40 possuíram índices de satisfação acima de 70%. Dentro desses 40 itens, 20 encontravam-se com índice de aprovação acima de 90%. Foram demonstradas ainda melhorias significativas nas políticas para o ensino; na pesquisa, pós-graduação e extensão; no plano de formação continuada de docentes e funcionários; na atenção à sustentabilidade; nos espaços institucionais; e no número de matrículas. No primeiro semestre de 2016 esse número chegou a 2.854 alunos.

“A predominância significativa de índices de satisfação representa para o Unilasalle-RJ a consolidação do compromisso em manter a qualidade humana, acadêmica e social de seu trabalho e do nível de formação que oferece aos alunos”, afirma Mary sobre a CPA de 2015.