A palavra tem sua origem em outra do latim, minus, entendida como “menos”. Evolui para minor (menor) e depois para minister (servo e servo de Deus, sacerdote). Atrelado ao prefixo “ad” (junto) formou-se o sentido: servir ou ajudar junto a alguém. Na era moderna, administrar é gerir, tarefa para a qual os graduandos de ADM se preparam com afinco no Unilasalle-RJ. O dia 8 de setembro, véspera da data que celebra o administrador, foi voltada para debater a profissão em quatro palestras.

Reitor do centro universitário, o Irmão Jardelino Menegat acaba de concluir seu doutorado em Educação, mas é mestre em Gestão e marcou presença nos eventos, compartilhando também sua experiência. “Um administrador tem que se arriscar, mesmo que nem todos concordem com você”, avaliou, “Um risco sempre mensurável, não exagerado. Precisa ter a ousadia, a coragem para fazer aquela instituição pelo qual se é responsável avançar. Se você souber ser um bom gestor de você mesmo, será também um bom gestor de uma empresa”.

Veja abaixo um resumo de cada palestra:

Palestra: A importância dos Sistemas de Informação na atuação do administrador

Horário: 9h30 às 10h30

Palestrante: Graciana Simoní Fischer – Profa. Drª do Centro Universitário Unicarioca

A primeira palestra foi iniciada com um rápido histórico sobre a evolução da informação no mundo, onde a professora Graciana Simoní fez citações de uso da informação como ferramenta para o administrador, mostrando modelos usados em empresas brasileiras e estrangeiras. Ela deixou clara a importância estratégica dos Sistemas de Informação para as empresas que querem prosperar e possuir um diferencial competitivo, assim como a necessidade de o administrador estar sempre atualizado às novas tecnologias.

Palestra: Autoconhecimento para gerenciamento de carreira

Horário: 10h40 às 11h40

Palestrante: Sidney Frattini – Consultor master da Etalent

O consultor Sidney Frattini mostrou a importância que todos devem dar à condução da própria vida, tendo como ponto de partida o "se conhecer". Ele destacou a metodologia DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), criada no início dos anos 1920 pelo americano William Moulton Marston, cuja teoria procura explicar as respostas emocionais (o perfil) das pessoas baseadas nesses quatro fatores, sendo que um prevalecerá sobre os demais. O fundamental, segundo Frattini, é escolher uma carreira que seja aderente ao fator predominante das pessoas, isto as ajudará a serem felizes no trabalho.

Palestra: Introdução ao mercado de capitais

Horário: 19h às 20h

Palestrante: Mario José Monnerat Vianna – Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários

Inicialmente, foi feito um breve relato histórico do mercado de capitais, seguido da apresentação do Sistema Financeiro Nacional, dos diferentes valores mobiliários e das regras a que são submetidas as companhias de capital aberto. Mario Vianna informou sobre os diferentes tipos de investimentos e deixou esclarecido o papel da CVM, assim como suas principais atribuições e o caráter educacional das palestras organizadas por esta comissão.

Palestra: ‘Lean Startup na prática’ – falhe rápido e aprenda muito

Palestrante: Rafael Carvalho – Cofundador e CEO do Edools

Rafael Carvalho apresentou suas vivências, de tentativa e erro, em várias startups que tentou abrir no início da carreira. Ressaltou a importância de nunca desistir de buscar seu sonho, mas que aprenda a fazer isso com os "pés no chão", ou seja, sem querer dar passos longos no início e procurando usar toda a criatividade para iniciar e conduzir os trabalhos com aquilo que se tem. O CEO aconselhou os alunos a sempre terem um plano B a seguir, para onde o mercado aponta.