A arte de fazer o pão demanda o conhecimento das quantidades de cada ingrediente, a técnica de sovar, a paciência para esperar a massa crescer, a temperatura ideal do forno, e há ainda um toque de mágica: o fermento, vivo, a se transformar no simples contato com o oxigênio. A arte de fazer o pão é repleta de saberes, todos eles passados à turma do projeto “Jovem Confeiteiro”. Graças à Escola de Gastronomia, os meninos e meninas dos doces, além de aprenderem um nobre fazer tão antigo quanto o tempo, agora podem também conseguir uma chance na área. O Unilasalle-RJ passou a ser parceiro do Sindicato de Panificação de Niterói e sedia, desde novembro, palestras sobre pães. A largada foi no dia 28, com um bate-papo do SENAI sobre massa madre, ou fermento natural.

Abertos ao público externo, os encontros agregam conteúdo, mas também geram contatos aos jovens, como explica o chef Vicente Maia: “O Sindicato oferece formações gratuitas para todos os interessados, então estamos abrindo um canal de network para eles. Os alunos estão lado a lado de donos de padaria e confeitaria, recebendo treinamento junto dessas pessoas”. Outro benefício, na visão do coordenador da Escola, é apresentar a instituição aos visitantes, “atraindo pessoas para conhecer nossa estrutura e os cursos ligados à Panificação”.

Por Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira