Entrou para a história a Guerra de Tróia, o conflito entre 1.300 e 1.200 A.C., do qual os gregos saíram vitoriosos depois de surpreenderem os oponentes se escondendo em uma grande réplica de cavalo. Entrou para a história o Dia D, quando os aliados invadiram a Normandia, ocupada até então pelos nazistas, uma vitória que dá início à queda da dominação alemã na Segunda Guerra Mundial. Entrou para a história o movimento estudantil que fez jovens saírem às ruas em 1992, clamando pelo impeachment do presidente Fernando Collor, que renunciaria ainda naquele ano. E em 2017, entra para a história uma conquista inédita: os cursos de História e Pedagogia vencem o Trote Solidário!

Foi uma disputa acirrada ponto a ponto entre eles e os “Doutores da Lei”, composto pelos alunos de Direito, curso com legado de vitórias na competição do bem. No trote lassalista, ao invés das temidas “brincadeiras” com os calouros, a recepção é só acolhimento. Os diferentes grupos são incentivados a participar de gincana do voluntariado na busca por prêmio em dinheiro. A cada etapa, os desafios são lançados: doação de roupas, livros, brinquedos, alimentos, participação em ações voluntárias, uma longa lista que dialoga com a missão e a filosofia do centro universitário.

Imbuídos de uma forte união, os grupos deram tudo de si pelo título de campeões, chegando a contribuir como nunca antes nas campanhas. E lá estava História/Pedagogia, o edital do trote decorado, linha por linha levada em consideração, mutirões para cumprir com louvor cada exigência solicitada. O resultado veio na forma de 3.813 pontos (contra 3.111 dos “Doutores da Lei”) e uma foto descontraída na Capela La Salle, durante o anúncio do título por Livia Ribeiro, coordenadora do Setor de Ação Comunitária.

Parabéns aos participantes! Afinal, todos saem desta disputa vencedores!

Confira o texto escrito pelo SEAC parabenizando os discentes:

“Há muito tempo uma palavra permeava a cabeça da galera gente boa, fina, elegante e sincera, a preocupação ao ingressar em uma universidade: TROTE.

Era aquela angústia de se ver obrigado a participar de algo algumas vezes humilhante e doloroso para fazer parte da tribo, para não ser “abandonado” no primeiro ano da faculdade.

A fama de violento e escarnecedor ficou para trás. Aquela justificativa de que o trote é um "rito de passagem" ou "que todo mundo já passou por isso" não cola mais na hora de justificar os exageros.

A máxima é pôr originalidade, senso crítico e solidariedade onde outrora havia violência graciosa e brincadeira de mau gosto. Os veteranos que já deixaram de lado o costuma de constranger e embaraçar os calouros estão desvendando o prazer de abraçar uma causa social.

Numa sinergia que parecia não atingir a todos, nosso trote movimentou toda a instituição. Os calouros e veteranos se empenharam ao máximo na disputa. Neste ano tivemos a grata surpresa da turma de História ser a grande vencedora, superando os tradicionais cursos de Direito e Engenharia. De toda a corrida pela vitória, uma turma ganhou, porém num universo maior, todos nós ganhamos. Ganhamos em experiências, ganhamos em aprender a desapegar daquilo que não usamos mais, ganhamos a bagagem de se trabalhar em equipe, e principalmente ganhamos a preciosa experiência de saber que alguém, num outro lugar, de uma realidade totalmente diferente das nossas, estará usufruindo de sangue, produtos de higiene, alimentos, roupas e livros doados por nossos estimados alunos, amigos e familiares. Todos ganham quando a solidariedade é a meta principal.

Agradecemos a todos vocês que se envolveram, vocês são as molas propulsoras deste movimento, que podemos chamar de MOVIMENTO DO BEM. “É bom ser do bem” e “Fazer o bem sem olhar a quem”, entre outras frases, sim, são frases clichês, batidas, porém tão em desuso num universo egocêntrico e de relações líquidas... Não podemos mudar tudo, mas podemos dar um início para mudança.

A vocês o nosso muito OBRIGADO!!!”