Menu

Entrou para a história a Guerra de Tróia, o conflito entre 1.300 e 1.200 A.C., do qual os gregos saíram vitoriosos depois de surpreenderem os oponentes se escondendo em uma grande réplica de cavalo. Entrou para a história o Dia D, quando os aliados invadiram a Normandia, ocupada até então pelos nazistas, uma vitória que dá início à queda da dominação alemã na Segunda Guerra Mundial. Entrou para a história o movimento estudantil que fez jovens saírem às ruas em 1992, clamando pelo impeachment do presidente Fernando Collor, que renunciaria ainda naquele ano. E em 2017, entra para a história uma conquista inédita: os cursos de História e Pedagogia vencem o Trote Solidário!                  

Foi uma disputa acirrada ponto a ponto entre eles e os “Doutores da Lei”, composto pelos alunos de Direito, curso com legado de vitórias na competição do bem. No trote lassalista, ao invés das temidas “brincadeiras” com os calouros, a recepção é só acolhimento. Os diferentes grupos são incentivados a participar de gincana do voluntariado na busca por prêmio em dinheiro. A cada etapa, os desafios são lançados: doação de roupas, livros, brinquedos, alimentos, participação em ações voluntárias, uma longa lista que dialoga com a missão e a filosofia do centro universitário.

Imbuídos de uma forte união, os grupos deram tudo de si pelo título de campeões, chegando a contribuir como nunca antes nas campanhas. E lá estava História/Pedagogia, o edital do trote decorado, linha por linha levada em consideração, mutirões para cumprir com louvor cada exigência solicitada. O resultado veio na forma de 3.813 pontos (contra 3.111 dos “Doutores da Lei”) e uma foto descontraída na Capela La Salle, durante o anúncio do título por Livia Ribeiro, coordenadora do Setor de Ação Comunitária. 

Parabéns aos participantes! Afinal, todos saem desta disputa vencedores!

Confira o texto escrito pelo SEAC parabenizando os discentes:

“Há muito tempo uma palavra permeava a cabeça da galera gente boa, fina, elegante e sincera, a preocupação ao ingressar em uma universidade: TROTE.

Era aquela angústia de se ver obrigado a participar de algo algumas vezes humilhante e doloroso para fazer parte da tribo, para não ser “abandonado” no primeiro ano da faculdade.

A fama de violento e escarnecedor ficou para trás. Aquela justificativa de que o trote é um "rito de passagem" ou "que todo mundo já passou por isso" não cola mais na hora de justificar os exageros.

A máxima é pôr originalidade, senso crítico e solidariedade onde outrora havia violência graciosa e brincadeira de mau gosto. Os veteranos que já deixaram de lado o costuma de constranger e embaraçar os calouros estão desvendando o prazer de abraçar uma causa social.

Numa sinergia que parecia não atingir a todos, nosso trote movimentou toda a instituição. Os calouros e veteranos se empenharam ao máximo na disputa. Neste ano tivemos a grata surpresa da turma de História ser a grande vencedora, superando os tradicionais cursos de Direito e Engenharia. De toda a corrida pela vitória, uma turma ganhou, porém num universo maior, todos nós ganhamos. Ganhamos em experiências, ganhamos em aprender a desapegar daquilo que não usamos mais, ganhamos a bagagem de se trabalhar em equipe, e principalmente ganhamos a preciosa experiência de saber que alguém, num outro lugar, de uma realidade totalmente diferente das nossas, estará usufruindo de sangue, produtos de higiene, alimentos, roupas e livros doados por nossos estimados alunos, amigos e familiares. Todos ganham quando a solidariedade é a meta principal.

Agradecemos a todos vocês que se envolveram, vocês são as molas propulsoras deste movimento, que podemos chamar de MOVIMENTO DO BEM. “É bom ser do bem” e “Fazer o bem sem olhar a quem”, entre outras frases, sim, são frases clichês, batidas, porém tão em desuso num universo egocêntrico e de relações líquidas... Não podemos mudar tudo, mas podemos dar um início para mudança.

A vocês o nosso muito OBRIGADO!!!”

 

Veja também a pontuação de cada turma:

FORA TEMER (Relações Internacionais manhã)

883 pontos

 

ENGENHEIROS DO HAVAI (Engenharias manhã)

1700 pontos

 

DOUTORES DA LEI (Direito manhã)

3111 pontos

 

OLÁ MUNDO (Sistemas de Informação manhã)

1484 pontos

 

CAVALEIROS DO ZODÍACO (Administração manhã)

1057 pontos

 

30 ANÕES (Direito manhã)

240 pontos

 

HISTÓRIA\PEDAGOGIA (manhã)

3813 pontos

Entre em Contato