Menu

Nas carteiras, alunos. Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas niteroienses. Em frente ao quadro, alunos. Discentes em períodos adiantados do curso de História do Unilasalle-RJ. E entre eles uma frase de Cora Coralina (1889 – 1985): “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Ainda aprendendo o ofício da docência, graduandos se revezaram em quatro datas para verem, na prática, como funciona a licenciatura. As “Oficinas de História” começaram no dia 17 de maio, com a temática “Fascismo e neofascismo”, e tiveram sua conclusão neste primeiro semestre em 7 de junho, abordando a “A China no século XXI – Ascensão e impactos”.

Leandro de Mello Augusto foi um dos que ministrou a última aula. Cursando o 5º período, o aluno de 26 anos conta que foi preciso domar o nervosismo: "Foi a primeira vez que falei para um público tão grande, mas no final deu tudo certo, os membros do Cégio Brasil-China que nos prestigiaram pediram para que levássemos a oficina para a escola deles. Considero uma oportunidade essencial para ajudar na formação do graduando, pois com ela colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos com nossos professores. Além disso, esse recurso pedagógico levou os alunos do Ensino Médio a conhecerem a História sobre uma nova perspectiva. Talvez a maior importância de uma oficina como esta seja a de aproximar o aluno do ensino normal ao meio acadêmico, algo que deveria ocorrer com muito mais frequência. E claro, ter seu trabalho reconhecido, torna tudo mais gratificante".  

Estiveram também na lista das aulas discussões sobre o Estado Islâmico e as migrações contemporâneas. Para a coordenadora de História, Eloisa Souto, o projeto traz benefícios para os dois tipos de alunos dividindo o mesmo espaço. “De um lado os estudantes da rede pública e privada podem participar de debates sobre temas pertinentes da História. De outro, conseguimos preparar e capacitar os discentes para atuarem tanto em escolas da rede pública quanto da rede privada”, diferencia.   

Participaram das oficinas, jovens matriculados no Colégio La Salle Abel, Assunção, Pedro II, Aurelino Leal, UERJ e C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa (Escola Chinesa). 

Entre em Contato