Menu

No caso de Maria, pode ser a oportunidade de conseguir mais agasalhos para esquentar sua família no inverno. Já Thiago, vê ali a chance de ter seu currículo bem estruturado em mãos, passo sem o qual conseguir emprego é ainda mais difícil. Dona Jacira precisava mesmo aferir a pressão e checar a glicose. Ana Clara estava louca para brincar com todos os amigos, mas de algo diferente, quem sabe participando de uma roda de contação de histórias? O que faz Victor perder o sono todos os dias é sua casa estar em área de deslizamentos, não saber o que esperar das próximas chuvas. Receber o conselho de alguém que entende do assunto é o início para uma mudança de realidade. Esses são nomes fictícios, mas histórias não tão difíceis de serem escritas no Pé Pequeno, onde o Setor de Ação Comunitária do Unilasalle-RJ (SEAC) desembarca no próximo sábado, dia 2 de setembro, junto de equipe de peso para um dia de serviços oferecidos à comunidade. Graduandos voluntários, Engenheiros sem Fronteiras, Cruz Vermelha, Defesa Civil, Street Store, Assessoria Jurídica e Contábil e outros vão trabalhar em prol dos moradores, das 9h às 13h. 

Essa é a segunda vez que o centro universitário promove atividades no Pé Pequeno, localizado bem ao lado da instituição, em Santa Rosa. O primeiro mutirão foi em 24 de março, com algumas atividades que se repetirão em setembro, como oficina para crianças, levantamento de realidades, confecção de currículos e dicas de entrevistas pelos alunos de Administração. No primeiro semestre, foram 46 voluntários inscritos e 23 atuando. Agora, 30 se inscreveram. O número menor, no entanto, não é uma má notícia para Livia Riveiro, coordenadora do SEAC. “Na primeira ação, nenhum voluntário apareceu antes do dia do evento, agora eu tenho cinco discentes montando kits de higiene na minha sala”, explica, “O comprometimento depois que realizamos um Seminário de Formação, com 67 presentes, já é maior”. 

Para a coordenadora, o envolvimento do estudante é fundamental quando a rede lassalista se propõe a formar seus alunos na integralidade: “Comprometer o teu aluno para além do conhecimento acadêmico, com a realidade que o cerca, a ponto dele conhecer as pessoas é proporcioná-lo mais do que números. A comunidade do Pé Pequeno deixa de ser um bairro com x casas e pessoas vulneráveis. Queremos que eles aprendam a fazer para que possam fazer para sempre”. 

Há mais de quinze dias são distribuídos cartazes pelo local e enviados panfletos a escolas públicas do entorno, visando alcançar o maior número possível de moradores.

EVENTO

SUBIDA LASSALISTA AO PÉ PEQUENO

Quando: 2 de setembro, sábado, das 9h às 13h

Onde: Concentração no campo de futebol da comunidade do Pé Pequeno, entre Santa Rosa e bairro de Fátima (subindo a Rua Gastão Gonçalves)

Serviços oferecidos:

Núcleo de Prática Jurídica e Núcleo de Prática Contábil do Unilasalle-RJ para consultas;

Banco de currículos;

Cruz Vermelha: aferição de pressão e glicose, atendimento nutricional;

Defesa Civil e Engenheiros sem Fronteiras: visita a casas em áreas de risco;

Palestra com geógrafo Bruno Ribeiro Gomes sobre combate a deslizamentos;

Street Store: montagem de loja com produtos gratuitos na comunidade. Os moradores poderão pegar até cinco peças;

Parceria com o Esquenta Niterói e doação de cobertores;

Doação de sapatos, livros e itens pessoais;

Corte de cabelo e barba;

Oficina de maquiagem;

Oficinas para crianças: higiene pessoal, com distribuição de 100 kits, contação de histórias, recreação, pintura;

Engenheiros sem Fronteiras:  horta doméstica para adultos e crianças;

Oficina “Qual é o teu sonho, jovem?”;

Término do grafite da Associação de Moradores.

Entre em Contato