Era noite de estreia para Adriana, Alessandro, André, Beatriz, Luiza, Mayara... E esses são nomes de apenas alguns dos 15 iniciantes no mundo da fotografia que viveram, pela primeira vez, experiência de expor seus trabalhos em uma mostra. Os alunos do curso “Fotografia – Introdução às técnicas e composição fotográfica” receberam familiares e amigos para a abertura de “Olhares em Foco” na noite da última segunda-feira, 6 de junho. Entre os cliques de paisagens, modelos, pássaros, objetos e casas, uma frase de Cartier-Bresson (1908-2004) pareceu tomar conta da Galeria La Salle: “Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”.

Os apaixonados pela arte de capturar o instante aprenderam técnicas fotográficas durante cinco semanas na extensão e tiveram duas aulas externas para se inspirar e fazer seus próprios ensaios. “Olhares em Foco” representou mais do que o fechamento de um ciclo. Os alunos agora formam um grupo de discussão sobre o tema e já conversam sobre trabalhos em conjunto. O balanço da primeira mostra é positivo para Fernando Talask, professor do curso. “Esperava um resultado simples, mas o que recebemos em troca foi muita interação, envolvimento. Foi uma grande surpresa ver que em pouco mais de um mês avançamos no que eu vislumbrava para um ano. Chegando aqui e vendo tudo montado, é difícil dizer que se trata de iniciantes”, comemora.

Mayara Macedo, de 24 anos, trouxe, entre outras imagens, “Pintura de Deus”, que retrata os vários tons do pôr do sol, e “Beleza bruta”, no qual o foco está nos relevos de um tronco. “Antes dos dez anos eu pedi para o meu pai uma câmera fotográfica analógica”, lembrou ela durante a inauguração, “Já tinham lançado algumas digitais, mas eu queria a yashica. Daí começou a surgir um amor pela fotografia. Apesar disso, esse foi o primeiro curso que fiz”.

Aprender mais sobre o ato de fotografar foi também novidade para André Sasso, de 13 anos. Aluno do Colégio La Salle Abel, ele carrega o título de mascote da trupe, o que não o assusta: “Achei muito interessante participar porque tenho tido a chance de aprender com pessoas mais experientes”. Seus cliques revelaram paisagens de Itacoatiara, em Niterói.

Apesar da cidade sorriso ser a escolhida como pano de fundo para muitas das fotos, os artistas não se limitaram a ela. Como foi aberta a possibilidade de expor imagens antigas, muitos trouxeram trabalhos feitos em viagens, o que transformou o caminho cultural do Unilasalle-RJ em mapa, abrigando Paraty, Unamar, São José de Imbassaí, Petrópolis, Campos do Jordão, Vila Velha. A aluna Leila Maria Lisboa, de 60 anos, apresentou seus olhares de Nova York, Itália e França na mostra, cativando Giovanna Torres. A visitante de 11 anos elegeu “La Dêfense – Vista do alto da Torre Eiffel” como sua foto preferida.

“Eu sou fascinada por fotografia, por isso quando minha mãe me falou da exposição quis vir. São muitos estilos e lugares. Tem Campo de São Bento e, de repente, me vem Paris. Achei muito legal a diferença entre as fotos e o modo como cada um fez a sua”, opinou a pequena com fala de gente grande.

A heterogeneidade era uma das propostas de Talask ao deixar o tema aberto para que, individualmente, os pupilos pudessem definir seus olhares. Afinal, “O olhar diz muito sobre o fotógrafo, não só sobre a sua obra”, resumiu a visitante Aline Azevedo, de 31 anos, na segunda-feira. Ela classificou as fotos como “verdadeiras pinturas em várias percepções”.

A percepção de Beatriz Siqueira, por exemplo, envolveu o sentimento. Em “Prosa poética” suas duas avós aparecem de costas, conversando próximo a uma lagoa. A cena comum vira fotografia a partir do enfoque de quem carrega a câmera. “Todas as fotos que escolhi tem um significado para mim”, revela a aluna. A fala faz coro com outro objetivo de seu professor, desta vez em relação ao curso: desvendar a fotografia além da técnica, como aliada que passa informação, tendo uma visão de mundo e um arcabouço cultural por trás. A definição vai de encontro com o significado do espaço da mostra. Nas palavras da coordenadora Angelina Accetta Rojas, a Galeria “promove talentos, além de educar os sentidos”.

“Olhares em Foco” fica em cartaz até 21 de junho.