O francês Immanuel Kant (1724-1804), uma das referências da filosofia moderna, acreditava que o conhecimento humano começa com intuições, passa daí aos conceitos, até terminar em ideias. Uma comparação com a Academia mostra algumas semelhanças, afinal hipóteses são geradas para determinado problema proposto, as argumentações criam caminhos até surgirem resultados fundamentados. O percurso, Irmão Jardelino Menegat conhece bem, já o tendo vivido na graduação, no mestrado e no doutorado. Apesar disso, ele segue com sede pela pesquisa. No dia 1º de novembro, foi a vez de concluir mais uma especialização: o Pós-Doutorado.

Nessa data, o reitor do Unilasalle-RJ recebeu das mãos da decana da instituição, professora Doutora Mary Rangel, certificado de Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense. Foi ela quem o supervisionou no período de novembro de 2016 a outubro de 2017 em pesquisa que teve como foco investigativo “O direito à educação de qualidade nos Marcos Regulatórios de Educação e suas decorrências para a gestão educacional”.

A administração de espaços educacionais já foi estudada por Menegat em trabalhos anteriores. Em março do ano passado, por exemplo, ele lançou livro a respeito do tema, no qual discorre sobre as experiências observadas em escolas da Rede La Salle.

Por Luiza Gould

Foto de Camila Reis