Em dois anos o número de declarações de saída de brasileiros do país aumentou em quase 40%, conforme notícia divulgada na Globo News no início do ano. Para debater esta migração, o “III De frente com o DARI”, organizado pelo Diretório Acadêmico de Relações Internacionais, trouxe para o Unilasalle-RJ no dia 25 de abril a palestrante Julie Lima. Egressa da casa, Julie é doutora em Criminologia pela Universidade de Gante (Bélgica) e mestre em Estudos Interdisciplinares pelo College Of Europe (Bélgica). A mediação foi feita por Denise Salles, coordenadora do curso de RI.

Entre os tópicos debatidos estiveram as tendências migratórias do fim do século XX à atualidade e as diferentes razões que levam os brasileiros a emigrarem. Os motivos variam, indo desde o tráfico de pessoas até o chamado “brain drain” ou “fuga de cérebros”, no qual o Brasil perde profissionais qualificados para o exterior, onde há promessas de impulso na carreira.  O futuro também não ficou de fora. Foram apresentadas perspectivas de migração transnacional a curto e longo prazos.

Os futuros diplomatas ainda puderam conhecer um pouco sobre a experiência de trabalho da palestrante no exterior. Julie fez um retorno ao seu período pré-universitário e à escolha de Relações Internacionais tirando também dúvidas sobre suas áreas de pesquisa. No exterior ela trabalhou na área de “Controle em nome da Proteção”, na qual analisava o funcionamento, as ambiguidades e as implicações políticas dos discursos sobre o tráfico internacional de pessoas.

Não faltaram histórias para contar. Em março, o “II De frente com o DARI” recebeu o professor Leonardo Mattos, encarregado do Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, que falou sobre a relação entre o Brasil e a Antártica.