Menu

A chama da vela em seu constante tremular iluminava o celebrante ilustre enquanto, logo ali, os responsáveis pela continuidade do legado de São João Batista de La Salle ouviam, lado a lado, suas palavras. A cena reunindo o Arcebispo Dom José Francisco e os Irmãos Amadeu, Jardelino Menegat e Marcelo Piantkoski foi digna da razão da Varanda Cultural ficar tomada por funcionários, alunos e comunidade: a Missa de La Salle 2016. Realizada na última quinta-feira, a solenidade foi um dos momentos mais especiais da semana marcada por homenagens a um homem que foi fundador e se tornou santo.

“No próximo dia 15 recordamos quando São João Batista de La Salle foi proclamado Patrono dos Educadores”, explicou o Arcebispo logo no início de sua homilia, falando ainda em várias outras razões para louvarmos e bendizermos a Deus: “Celebramos o Ano da Misericórdia, já entramos no mês de maio, dedicado à Virgem Maria e nossa mãe e estamos na semana da novena de Pentecostes, momento de oração para a unidade dos cristãos”.

José Francisco, que foi acompanhado pelo Padre Magno na cerimônia, ressaltou ser a celebração de um santo pela Igreja católica a vitória do ministério de Jesus. “Queremos reconhecer no exemplo de La Salle uma orientação para que também nós vivamos a nossa caminhada seguindo os princípios do Senhor”.  Após reavivar na memória dos fiéis a jornada de La Salle enquanto educador e inventor de metodologia inédita para a época, o Arcebispo fez um pedido: “Busquemos a exemplo dele testemunhar o amor a Cristo, e que esta instituição possa ensinar os valores do Evangelho, no espírito de comunhão”.  

A principal leitura do dia trouxe Jesus na oração sacerdotal ao pai. Antes de sua morte e ressurreição Ele pede à Deus a unidade, frisada na fala do Arcebispo. Em mais de um momento José Francisco saudou a presença do Irmão Amadeu na missa. No auge de seus 95 anos, o diretor emérito do Colégio La Salle Abel e um dos idealizadores do Unilasalle-RJ venceu, recentemente, a categoria “Educação” do prêmio “Sou de Niterói”, organizado pelo jornal O Globo Niterói.

Sempre próximo a ele, o Irmão Jardelino disse algumas palavras aos lassalistas antes da benção final, agradecendo a vinda do Arcebispo e a realização dos momentos de oração mensal pelo Pe. Magno. “O Arcebispo nos dá a alegria de celebrar conosco este significativo momento na nossa comunidade acadêmica. Toda esta semana está sendo importante para conhecermos a figura deste santo que é testemunho para nós educadores, foi fundador e continua fundando. São João Batista de La Salle nasceu há 365 anos e esta obra ainda continua. Tomara que frutifique por muito tempo!”, disse o reitor tratando ainda do destaque da programação da Semana de La Salle este ano, a Varanda da Gentileza. O espaço de troca tem recebido doações de pertences e talentos desde segunda-feira em frente à Galeria.  

Nos avisos finais, Livia Ribeiro, coordenadora do Setor de Ação Comunitária, comunicou a todos sobre a abertura das inscrições para voluntariado no Maranhão e lembrou que o Abel abre as portas do seu Centro Esportivo para almoço beneficente no próximo sábado, dia 14, às 12h. O prato será strogonoff de frango e, para animar a festa, banda de alunos do Ensino Médio toca no evento. Ingressos podem ser adquiridos na hora ao preço de R$ 15. 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

  

  

Entre em Contato