Uma nova classe se forma, e junto a ela, novas expectativas, sonhos e uma mesma vontade: tornar-se chef de cozinha. As mais novas turmas dos projetos Energia do Sabor e Jovem Confeiteiro já estão dando seus passos para o futuro promissor que os espera. Os dois primeiros foram dados no início do mês de agosto. No dia 10, o desafio foi a 6ª edição do Rio Gastronomia, evento promovido pelo jornal O Globo, que ocorreu nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá. Apenas 24 horas depois, nova maratona: preparar almoço para os patrocinadores, cozinhando para mais de 300 funcionários da Gas Natural Fenosa.

A expectativa dos alunos já começou dias antes da ida ao Rio Gastronomia. O time do Jovem Confeiteiro preparou brownies para serem entregues como brinde pelos amigos do Energia do Sabor a uma plateia de jornalistas e donos de estabelecimentos gastronômicos da cidade. A atividade fez com que eles pudessem se sentir atuando em um evento de grande porte, segundo relata Vicente Maia, professor e chef do Unilasalle-RJ: “É bom que eles já tenham a noção de como é a rotina dentro da cozinha, como é integrar um buffet ou restaurante. Além disso, acho importante eles estarem no Rio Gastronomia por terem a oportunidade de se fazerem presentes no mercado de trabalho. Automaticamente é uma forma de visibilidade ao curso e ao centro universitário”.

O almoço na sede da Gas Fenosa, por sua vez, trouxe uma ansiedade maior para os futuros chefs. A comida foi pré-preparada na cozinha do Unilasalle-RJ. O prato principal? Galinhada cremosa com chips de batata doce. Uma recriação da receita original do centro-oeste brasileiro.

Ao chegarem na cozinha da CEG, nossos protagonistas já colocaram a mão na massa. Tudo ganhou forma. E para preparar o prato, vinho branco que evapora ao entrar em contato com a panela quente, azeitonas pretas, tomates pelados, ervilhas. No tempero, alecrim e outras ervas que se harmonizavam à cremosidade do creme de leite e do requeijão.

Ansiedade e nervosismo fizeram parte do momento da preparação, mas assim que tudo ficou pronto, a palavra chave era competência. Muitos elogios foram feitos aos alunos, sempre acompanhados de perto pelos chefs Vicente Maia e Cris Gonzalez. A galinhada fez sucesso. Alguns dos elogios vieram de Mário Silva Filho, funcionário da CEG, que aprovou não só a galinhada, mas o projeto em geral. “O mercado da culinária é promissor. Acho excelente a proposta de dar apoio às pessoas que estão iniciando na carreira. Não adianta querer começar e não ter oportunidade”.

Sabendo o quão próspero é esse mercado, Maiara Alves, aluna desta nova turma do Energia do Sabor somou a paixão por culinária ao amor por comida japonesa, como contou ao site do Unilasalle-RJ. Ela montou um delivery de sushis com sua família, no bairro de Tribobó, em São Gonçalo, onde mora. “Gosto muito de comida japonesa e decidi procurar as receitas para fazer em casa, já que eu não tinha condições de ficar comprando sempre. Ficou tão bom que minha família e meus amigos sugeriram que eu fizesse por encomenda. A demanda foi grande e hoje eu faço todos os fins de semana. Estando no curso, eu procuro me aprimorar para poder investir em um espaço físico para o delivery”, contou a futura chef de 25 anos.

Após o almoço, parabenizados pelos chefs, os alunos saíram da CEG com a sensação de missão cumprida, mas sabendo que esse é apenas um dos muitos desafios que virão pela frente.