Menu

Pokój, wiara, dostawa, nadzieja. Paz, fé, entrega, esperança. O polônes e o português podem ser bem diferentes, mas os sentimentos a que as palavras se referem são os mesmos a inundar a Galeria La Salle. Na última segunda-feira, dia 10, o caminho cultural do Unilasalle-RJ inaugurou “Os jovens de Francisco: Cracóvia 2016”, com os registros da Jornada Mundial da Juventude, ocorrida na capital polonesa em julho. A mostra, composta de imagens do fotógrafo Sebastian Frost, é resultado de uma parceria com a Embaixada daquele país, conseguida pela Profa. Dra. Aleksandra Sliwowska Bartsch.

“Esta exposição além de oportunizar um estreito laço com a Polônia, com sua diversidade, suas cores vibrantes e sua cultura, nos permite relembrar o grande evento que foi a JMJ”, comemorou Angelina Accetta, coordenadora da Galeria. Ela fez questão de apreciar cada um dos 20 clicks, frisando algumas das características que ligam o líder da Igreja católica a uma nova geração de fiéis:  

“Falar do Papa é falar de amor, de interreligiosidade, de um melhor relacionamento entre os países, já que nossa nação é uma só: a humana. O mundo é dos jovens e celebramos a vivacidade deles em prol da solidariedade. Tudo isso numa Galeria cuja recepção estética, a decodificação da obra é o ponto alvo. Estamos transformando arte em vida aqui”.

Além das fotos, que mostram tanto a multidão, quanto o detalhe, “Jovens de Francisco” traz objetos de quem viveu de perto a JMJ, rezando ao lado de Francisco. Leonardo Borba, coordenador do Serviço de Pastoral do Colégio La Salle Abel, e alunos participantes da Jornada emprestaram livros, mochilas e guias utilizados na Polônia.

 

Veja imagens da inauguração:

 

Entre em Contato