Uma vez que a barra é transformada em lascas é a hora de derreter o chocolate aos poucos. Líquido, o ingrediente já pode ser usado como tinta e lá se vão uma, duas, três mãos na forma oval, com direito a ida e retirada de freezer e geladeira. Desenformar é o próximo passo, com toda a delicadeza para não quebrar, o maior desafio.  E assim, a mágica acontece. O processo de preparação de ovos de Páscoa exige paciência, cuidado e muito carinho a cada etapa, sentimentos que o Núcleo de Ação Comunitária decidiu levar às crianças pacientes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na tarde da última quinta-feira, dia 17, a equipe de voluntários do Unilasalle-RJ e alunos do La Salle Abel participantes do Universitardes confeccionaram 48 ovos e 144 bombons, que depois de embrulhados como presente foram adoçar vidas.

A entrega ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 18. O trabalho que uniu solidariedade e muita diversão teve como cenário a cozinha experimental do centro universitário. Os alunos ganharam do chef Vicente Maia aventais e chapéus e logo se sentiram cozinheiros. Entre tentativas, erros e acertos, como em todo o processo de aprendizagem, não faltaram muitos risos e fotos para registrar o momento. A ideia só foi possível graças à arrecadação de aproximadamente 10 quilos de chocolate, com doações de professores e estudantes, além de integrantes do próprio núcleo.

Bruna Ferreira, de 20 anos, cursa o 5º período de Direito no Unilasalle-RJ e foi uma das voluntárias responsáveis pela arrecadação dos chocolates.  Ela descreveu a experiência como “algo único para ajudar uma instituição incrível. Além de estarmos nos divertindo vamos fazer as pessoas um pouco mais felizes, é Páscoa!”. Bem-humorada a estudante diz ter realizado um desejo antigo: “Quando a Livia (Livia Ribeiro, coordenadora do núcleo) lançou a ideia de fazer ovos de chocolate pensei: ‘Quem nunca quis ser um coelho?’”.

Entre os coelhinhos da última quinta-feira também estavam alunos de Ensino Médio, inscritos no projeto Universitardes, que traz estudantes do colégio La Salle Abel ao ambiente universitário.  “O Universitardes é um trabalho diferenciado que vejo como uma preparação para o futuro. Escolhi ajudar o núcleo pois já trabalho no serviço de Pastoral com um grupo de voluntariado do Ensino Médio e o Adolescer do 6º ano”, conta João Caffaro, de 14 anos, “O dia de hoje mostra que é uma diversão que estamos levando para outro nível. Nunca me imaginei em uma cozinha sem ser a da minha casa, mas para ajudar as pessoas colocar a mão na massa é essencial”.