As raízes ao invés de estarem em terra firme estão em água, obrigando-a a se esforçar, passar pela escuridão, até encontrar a superfície e florescer. A flor de lótus, considerada sagrada para muitas culturas, foi a inspiração de Oscar Niemeyer ao criar seu Museu de Arte Contemporânea, o MAC. A relação com a natureza se manteve para além da relação com a planta aquática. O espaço cultural, que é o cartão postal de Niterói, parece desabrochar em meio ao verde da mata e o azul da praia. E conhecer esta simbiose arquitetura/natureza foi o que a professora (e coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura) Angelina Accetta buscou no último sábado, dia 25, com 18 alunos dos cursos de Administração, Pedagogia e Sistemas de Informação.

“A visita foi iniciada a partir do limite com a calçada, apontando o entorno como exposição permanente, trazendo a atenção do aluno para o percurso dos mesmos passos da intuição criadora do Niemeyer, quando pela primeira vez escolheu o local”, conta Angelina. A escolha do então mirante da Boa Viagem, onde jovens namoravam contemplando a vista, se seguiu do projeto e da inauguração em 2 de setembro de 1996.

Na descoberta deste passado, os discentes descobriram um Oscar Niemeyer (1907-2012) que privava pela liberdade, para além das curvas já características e consagradas desde a construção da capital do país. A arte livre de amarras é defendida pela docente, para quem o museu tem esta característica a ser seguida, de “não confinar a obra de arte, às vezes hermética e de difícil compreensão, numa redoma feita de quatro paredes”.

Um pulo na rampa de entrada e o papo logo passou a ser o panorama histórico da Guanabara. Dentro do MAC, o contato foi com a instalação “Varanda Circular", do artista Leonardo Tepedino, e a coleção de João Sattamini. A proposta de Angelina Accetta com as disciplinas “Ser Humano e Fenômeno Religioso”, “Ética Cristã” e “Pesquisa e Prática Pedagógica III” é promover, uma vez por mês, a atividade complementar-cultural, continuando em Niterói para depois partir para os museus do Rio.