Era maio de 2017 quando o aluno Victor Miranda e o docente Alexandre Reis recebiam o primeiro prêmio por um trabalho que, já àquela altura, mostrava resultados expressivos. Afinal, a dupla conseguiu gerar, a partir de amido, fécula e três tipos de farinha, plásticos em diferentes composições, alguns mais maleáveis, outros quebradiços. Tratava-se do início da pesquisa com bioplásticos. Menos de um ano depois, novo artigo escrito por Miranda, com supervisão do professor, acaba de ser agraciado no Simpósio de Engenharia de Produção, o SIMEP, um dos maiores eventos da área no país.

Se no passado o reconhecimento vinha através da área Engenharia de Produção, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, do V SIMEP, na sexta edição do encontro, a condecoração foi em Gestão Ambiental, para o artigo “Síntese de bioplásticos feitos a partir de polímeros e óleos naturais em micro-ondas”. Na pesquisa, são buscadas soluções para o menor impacto ao meio ambiente, uma vez que o plástico deixa de ser confeccionado a partir do petróleo.

Em 2017, dois pesquisadores, os discentes Carolina Fernandes e Gabriel Guimarães, passaram a integrar a equipe e a perspectiva é de ampliação. Alexandre Reis trabalha neste momento com a seleção de 19 alunos interessados em duas vagas da iniciação científica e celebra os resultados com o time que se formou até aqui:

“O Victor promoveu a síntese usando, desta vez, o micro-ondas, o que agilizou o processo. A Carolina fez um trabalho muito bom com o polvilho doce e fécula, obtendo um bioplástico bem maleável, enquanto o Gabriel utilizou a albumina, a proteína do ovo. Todos tiveram seus artigos aprovados para o SIMEP deste ano e o Victor novamente saiu com seu prêmio. Em 2018, temos como meta moldar e tentar aplicar os bioplásticos em situações cotidianas. Queremos, ainda, conseguir fomento para crescer a linha de pesquisa. Destaco muito a participação dos alunos. São brilhantes e muito dedicados, o que torna o trabalho cada vez mais prazeroso”.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ