Do Tratado Antártico, de 1959, com a cooperação científica no continente, à COP 21, cúpula do clima realizada em Paris no ano passado, muitas já foram as discussões, os documentos assinados, a tentativa de fazer com que as grandes potências se comprometam com redução de emissões, sustentabilidade. Toda esta trajetória foi abordada em uma das mesas da XII Semana de Relações Internacionais, com as palestrantes Maureen Santos (Fundação Heinrich Böll/PUC-Rio); Lyda Fernanda Forero (Transnational Institute) e Flávia Lovatel (UCP). Para tornar o tema mais conhecido pelo público em geral, no entanto, os alunos do 8º período de RI, turno noite, levaram as relações entre a profissão e o meio ambiente para a Galeria La Salle, em mostra inaugurada no dia 31 de outubro.

"Discussões Internacionais sobre Meio Ambiente: do Tratado Antártico à COP 21" é fruto do projeto SustentaRI, desenvolvido pelos discentes para a disciplina de Pesquisa e Prática Supervisionada II e Meio Ambiente e Relações Internacionais, ministradas, respectivamente, pelos professores Fernanda Nanci e Guilherme Dias. Fotos de momentos marcantes dos encontros se somam a descrições sobre os objetivos e resultados de cada evento. “As conferências são relevantes porque expõem aos estadistas a necessidade da pauta ambiental, para que, assim, promovam políticas que sejam aplicáveis a todos os países”, explica o estudante Felipe Carvalho, de 30 anos, “Esperamos que esse conhecimento seja transmitido, ampliando a conscientização também da sociedade”.

Carvalho foi o coordenador do grupo responsável por montar a exposição. Para ele, o trabalho foi benéfico tanto por permitir um aprofundamento nesta área das Relações Internacionais, quanto em experiência de liderança: “O maior aprendizado que tirei é de que um gestor não é aquele que entende de tudo, mas sim aquele que consegue gerir melhor os recursos disponíveis para alcançar o objetivo final”.

Mesmo com pouco tempo em cartaz, a meta, ao que tudo indica, está sendo concretizada aos poucos. Na inauguração, os alunos do curso promoveram uma visita guiada no turno da noite. O público gostou e no dia 4 de novembro foi a vez de organizar o mesmo evento para o turno da manhã.  E a exposição foi apenas o primeiro produto do Projeto SustentaRI. No dia 19, sábado, os futuros internacionalistas vão oferecer workshops voltados para sustentabilidade e meio ambiente, ensinando como fazer uma horta em casa, como aproveitar integralmente os alimentos e como empregar materiais reutilizáveis na confecção de bijuterias e no artesanato. A partir das 19h, os interessados terão a última chance de conferir "Discussões Internacionais sobre Meio Ambiente: do Tratado Antártico à COP 21"  ao lado dos idealizadores.