A bola está em jogo desde 2013, quando o Niterói Basquete Clube entrou em quadra pela primeira vez para defender a cidade que lhe empresta o nome. Vários quatro tempos de 10 minutos depois, o time segue em busca do seu aprimoramento e ganha um reforço de peso: a tradição lassalista. O Unilasalle-RJ passou a apoiar idealmente a causa do clube, assim como o Colégio La Salle Abel. No caso da escola, o investimento é também financeiro, com empréstimo gratuito do Centro Cutural para treinos. O NBC já conta entre os atletas com profissionais, como Luiz Otávio Guimarães, o Mingau, ex-Flamengo e bicampeão do Novo Basquete Brasil.  No próximo domingo, dia 6 de agosto, o NBC vestirá o novo uniforme, da patrocinadora La Salle, em jogo contra o ASP Club Municipal pela Liga Super Basketball, reunindo equipes do estado do Rio.

Aos poucos, Thiago Brani, presidente do clube, sente-se mais próximo do sonho que ganhou seus primeiros contornos em um racha de basquete, na Região Oceânica. Ao ver meninos com alta qualidade técnica, acostumados apenas a participar de torneios escolares, veio a ideia de tentar inseri-los em campeonatos. A faixa etária inicial ia dos 15 aos 19 anos, mas a procura foi crescendo e, em 2014, o NBC chegou a ter sub17, sub19 e adulto. Hoje, já com quadra para treino, técnico e bons resultados – como a segunda colocação na categoria B da Liga – o time foi classificado por Mingau, em entrevista ao site do Globo Esporte, como “forte”, com foco em disputar futuramente a Liga Ouro, que dá acesso ao NBB, e a própria competição a nível nacional.

Driblando as dificuldades, o clube garante importantes cestas em 2017, de acordo com Brani: “Tiramos o nosso CNPJ, aumentamos a diretoria, distribuindo melhor as funções, reforçamos o elenco, conseguimos a parceria com o La Salle e, a partir dela, estamos atraindo outros patrocinadores. Saímos do completo amadorismo. Agora é continuar caminhando para desenvolver o basquetebol adulto profissional alinhado às categorias de base”.

Para além do apoio, o Unilasalle-RJ conta com um de seus alunos reforçando o Niterói Basquete Clube. Trata-se de Rodolfo Rodrigues, 28 anos, o ala do time, mesma posição que consagrou LeBron James, o gigante norte-americano. Envolvido com basquete desde os 13 anos, o discente do 8º período de Administração passou como federado por times do Rio, dentre eles o Vasco, até jogar na Barry University, de Miami, e Hannibal LaGrange University, do Missouri. Some ao currículo a temporada de um ano na Áustria, atuando profissionalmente no UsiBull. “Por conta dessa relação antiga, desde que me transferi para o Unilasalle-RJ busquei fazer parte da Atlética, então embrionária. Me identifiquei muito por conta do que vivi nos Estados Unidos”, explica, “Vai ser muito bom jogar também no NBC, tendo o brasão do time no lado esquerdo do peito e logo abaixo a logo da rede”.

Os atletas Thiago Brani e Rodolfo Rodrigues

Partiu de Rodolfo Rodrigues a iniciativa de procurar o apoio ao esporte niteroiense no centro universitário. Já na primeira reunião com Arthur Chrispino, coordenador de Pós-Graduação e Extensão, foi definida a assistência para uma enterrada de fazer os torcedores aplaudirem de pé. “Estar presente em atividades esportivas é uma das metas em todas as instituições La Salle, em mais de 80 países. Estamos falando de uma garotada comprometida e focada, determinada a crescer, o que se encaixa exatamente com o espírito de superação diária esperada dos nossos jovens nas séries iniciais ou na universidade. Esperamos que a cidade abrace o Niterói Basquete Clube”, afirma Chrispino.

A partida disputada com o ASP Club Municipal será às 10h30 do próximo domingo, 6 de agosto, no Centro Cultural La Salle (Rua Dr. Paulo César, 107, Santa Rosa, Niterói). Os internautas podem acompanhar cada lance na transmissão ao vivo pelo Youtube ou página do Facebook da Liga Super Basketball.