Declarado Padroeiro Universal dos Professores e Estudantes de Magistério, em 15 de maio de 1950, pelo então Papa Pio XII, o Santo Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, São João Batista de La Salle, foi relembrado e festejado durante toda a semana nas unidades da Rede RJ. Entre os dias 11 e 15 de maio, professores, colaboradores e alunos do Colégio La Salle Abel, do Unilasalle-RJ e do CEPLAS-RJ se reuniram para momentos de reflexão e oração, além de atividades integradoras e trocas de experiências, lembrando sempre do papel de cada um na continuidade da obra lassalista. Os eventos foram organizados pelo Serviço de Pastoral da escola e pelos Núcleos de Ação Comunitária e de Arte e Cultural do Centro Universitário.

A exposição “La Salle, diálogos com a Educação” foi compartilhada entre as três unidades, com parte dela em exibição em cada um dos prédios – que também foram devidamente decorados para as comemorações. O projeto de “Coleta de Lixo Eletrônico”, para um possível reaproveitamento pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, também motivou a todos. Assim como a campanha “Livro Solto”, que foi um verdadeiro sucesso. Exemplares arrecadados no Trote Solidário do Unilasalle, durante o mês de acolhida aos calouros, foram deixados em locais públicos da cidade como Campo de São Bento e Barcas, entre outros, com o intuito de democratizar a leitura e possibilitar que a cultura surpreenda aquele que a encontrar. Parte dos livros também foi doada à Biblioteca da Cidade do Menor e ao CEPLAS.

Apresentações da Orquestra La Salle nos prédios dos Ensinos Fundamental e Médio, e no hall do Unilasalle também marcaram a semana, que ainda contou com exibições dos espetáculos teatrais “João, a história de um Santo”, voltado para alunos do EF I, e “La Salle: um olhar, uma missão, uma história”, na Varanda Cultural, para o público universitário. Já os estudantes do Ensino Médio curtiram o Recreio Cultural da Pastoral, com direito a um show musical com alunas desse segmento e distribuição de brindes.

Na data em que comemoramos o Dia de La Salle (15 de maio), a garotada do CEPLAS preparou uma bela dramatização sobre a vida e obra de nosso fundador, e ainda apresentou um jogral sobre suas 12 virtudes. E os cerca de 60 pequenos cantores do Coral La Salle Infantil também emocionaram os presentes à Sala de Convenções do Centro Universitário La Salle, para a missa solene, concelebrada pelos padres Antônio Sobrinho (capelão da Rede La Salle RJ) e Magno (aluno do curso de História), que marcou o encerramento das festividades da Semana de La Salle.

Confira a galeria de fotos em: www.facebook.com/unilasalleoficial