Menu

Meia hora antes dos ponteiros se posicionarem no 5 e no 12, para marcar as 17h, o bico de confeiteiro nas mãos do chef Dhi Ferrari dava o toque final de chantilly aos sete andares de bolo. Um pouco mais atrás, a colaboradora Camila Reis, do setor de Comunicação e Marketing, ajeitava as letras do “Unilasalle”, para que ficassem alinhadas, enquanto seu coordenador, Leonardo Diniz, checava a ordem dos certificados a serem entregues. Em meio aos últimos ajustes, os convidados começavam a chegar e, aos poucos, se formava a fila em frente ao totem. O equipamento tirava fotos para post no Facebook e divulgação do Vestibular 2018.1. A campanha, por sinal, iniciada naquele dia 13 de novembro, deu o tom às roupas dos presentes: o verde, que será usado por funcionários e professores até a época de matrículas, em março.  À hora agendada, o vice-reitor e mestre de cerimônias na ocasião, Ronaldo Curi Gismondi, subia ao palco montado no hall de entrada para dar início à tarde de inaugurações e solenidades. 

 

Foram seis motivos para a celebração interna. Além do lançamento da campanha, a abertura oficial da Academia do Sabor – Café & Bistrô, o novo acesso e sala de coordenação no Bloco C, o refeitório dos alunos, a assinatura do convênio com o Google for Education e o encerramento das comemorações pelos 15 anos de Unilasalle-RJ. Diante de tantas conquistas, o reitor, Irmão Jardelino Menegat, iniciou sua fala com ares de agradecimento: “Que bom tê-los e vê-los neste momento, neste lugar. Que bom que vocês fazem parte do nosso time, do qual cada um, como atleta, tem a responsabilidade de fazer com que nós todos sejamos vencedores do trabalho educativo que realizamos. Meu muito obrigado pelo empenho, pela dedicação de cada um de vocês em buscar que o Unilasalle-RJ seja reconhecido como instituição de excelência no ensino”.

A comparação com o esporte não foi à toa. Afinal, o aluno de Direito Gabriel Mataruna estava logo ali, representando o corpo discente. Com seu novo uniforme, o campeão no tênis de mesa e no tênis em cadeira de rodas trazia no peito as medalhas de vários torneios que já participou como atleta lassalista. A mais recente conquista foi o primeiro individual, no Uberlândia Weelchair Tennis Open 2017. Era a vez de receber todo o carinho em casa, após aplausos em Aracaju no início do mês.

 

As palmas bem poderiam se unir à música. Menegat enfatizou a necessidade do trabalho em equipe indo da alusão ao time à parábola dos instrumentos musicais. “Formamos a grande orquestra do Unilasalle-RJ”, bradou, antes de contar a fábula. A história pesquisada e escolhida a dedo para o evento tinha como protagonistas a guitarra, com seu som “animado, contagiante”, o violão, com sua “melodia fantástica”, o piano “penetrando o mais profundo da alma”, a flauta, o sax, o tambor, a sanfona, o afoxé, o triângulo.... No país da música, festa não faltava, até que a inveja dos instrumentos fez tudo desafinar. Cansados dos seus próprios sons, cada um queria ser o outro, levando a um barulho confuso. “Um dia a bateria, que é composta por um conjunto de tambores e pratos teve uma brilhante ideia. Iria propor a todos que se juntassem e formassem uma orquestra”, relatou o reitor, “Cada um, do seu jeito diferente, com o seu talento específico, contribuiria para tocar uma única música, ninguém aparecia mais do que o outro”.

No início foi difícil, o sonho do produto em comum parecia longe, com um atropelando o som do outro, mas depois de muito ensaio, eis que chegou o grande dia. E a apresentação foi belíssima, “um presente aos ouvidos”. A moral da história muito se assemelha a outra parábola, das ferramentas que constroem a mesa, contada pelo Irmão Jardelino Menegat em 2016: no fim, somos mais fortes quando estamos unidos. “Não importa o instrumento que você toca, mas suas habilidades, suas competências são significativas para que possamos impressionar, encantar, emocionar todas as pessoas que nos escutam e que nos veem”, concluiu.

O reconhecimento aos que por mais tempo vivem este espírito, seja professor ou funcionário, veio logo em seguida. Sete colaboradores receberam certificado por 10 anos dedicados à casa, cinco subiram ao palco depois de 11 anos, 15 comemoraram os 12 anos de Unilasalle-RJ, 13 foram prestigiados por seus 13 anos como lassalistas, cinco ganharam a singela lembrança por seus 14 anos, e outros 13 lassalistas foram ovacionados por escreverem 15 anos de suas histórias ao lado da instituição, que já foi instituto superior e faculdade. Como ato simbólico, quatro antigos parceiros também ganharam certificados: Marcos Alexandre Bernardo, Paulo Sérgio de Araújo Pereira, Reginaldo Gabry, todos da construtora Itaúba, e a arquiteta Patrícia Taveira Oberlander.

Mas, nos capítulos deste livro, também cabem aqueles que passaram a contribuir a menos de uma década. Os integrantes do centro universitário no ano de 2017 tiveram seus nomes eternizados em uma placa comemorativa. Localizada bem próxima à estátua de La Salle, ela cita a educação como “a chave para um mundo melhor, mais humano e responsável”. Já outra parte do texto é dedicada a reforçar o compromisso do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro em “ser um espaço aberto, de excelência educativa, comprometido com a formação de profissionais de vanguarda, com espírito de fé, fraternidade e serviço, valores éticos e humanos, consciência ambiental e social”. O descerramento da placa marcou o fim das comemorações pelos 15 anos “formando cidadãos para o mundo”.

 

Colaboradores com 10 e 11 anos de Unilasalle-RJ

 

Colaboradores com 12 e 13 anos de Unilasalle-RJ

 

Colaboradores com 14 anos de Unilasalle-RJ e parceiros lassalistas

15 anos de Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

 

Inspiração no passado e olho no futuro

Foram muitos os momentos dedicados à memória naquela segunda-feira, uma característica de quem dá continuidade ao sonho de São João Batista De La Salle. A tradição dá o caminho das pedras para se pensar além, e no dia 13 o futuro foi representado pela assinatura de convênio com o Google for Education. A plataforma que já possui 70 milhões de usuários disponibiliza e-mail, calendário para os docentes terem controle das tarefas dos alunos, incluindo as passadas por outros professores, hangouts para videoconferência com até 30 pessoas, espaço ilimitado na nuvem, monitoramento em tempo real do que cada aluno escreve em um documento compartilhado. Essas são algumas das funcionalidades do programa, mas o projeto que vem por aí é uma parceria inédita entre a Rede La Salle e o Google.

A Universidade La Salle Canoas deu o pontapé inicial para lançamento de plataforma inédita com a empresa multinacional de serviços online, voltada para o Ensino a Distância. E como o EAD será realidade por aqui, em 2018, o Unilasalle-RJ embarcou na ideia. A assinatura do contrato foi feita também pelo Irmão Marcelo Piantkoski, diretor do Colégio La Salle Abel, mais um braço da Rede a investir no Google for Education.

Em meio a fotos, desenlace de fitas marcando a abertura de novos espaços, bençãos de Pe. Antonio, e ao clima de alegria, o bolo confeccionado pelo chef Dhi Ferrari e seus alunos do “Jovem Confeiteiro” foi servido a todos os presentes. Era a hora de mais uma partilha na tarde pensada em seus mínimos detalhes. 

 

 

Por Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira e Fernando Talask

Ascom Unilasalle-RJ

Entre em Contato