06/06/2018 - 16:45
Unilasalle-RJ inaugura seu Espaço Conecta, parceria com o Google for Education

A câmera passeia por entre os alunos. Enquanto alguns trabalham com Chromebooks, uma graduanda utiliza os óculos de realidade virtual. Bem próximos dela, os monitores Google criam objeto na impressora 3D e fazem inscrição na placa de MDF, com o auxílio de cortadeira a laser. Nova sequência. Agora estamos na sala que abre janelas para o mundo. Um grupo de estudantes se comunica com a professora Paula Brasil por meio de tela com película dual screen. O equipamento permite que a imagem seja projetada em mais de uma direção. Hora de conhecer outro ambiente. Na terceira sala, fundo infinito, iluminação e flashes dão dicas de quais atividades podem ser desempenhadas ali. No último take do vídeo, a placa anuncia do que se trata aquele tour: conhecer o Espaço Conecta, o investimento do Unilasalle-RJ em 2018, fruto de sua parceria com o Google for Education. No dia 24 de maio, quem veio ao centro universitário pôde ter a mesma experiência presencialmente.

Como parte dos visitantes recebidos para a inauguração, estavam integrantes da Universidade Católica de Brasília, também gerida pelo Irmão Jardelino Menegat, professores aposentados da Universidade Federal Fluminense e coordenadores das escolas da região, além dos lassalistas, entre alunos, professores e funcionários. Fosse de perto ou de longe, como reiterou o reitor, distâncias não foram barreiras “para um momento muito importante no sentido de ser mais um passo que queremos dar como instituição”. Em seu discurso, no Auditório La Salle, ele fez alusão ao nome do novo espaço ao afirmar a proposta de integração das salas com o restante da estrutura. “Ele quer se conectar com todos os espaços de aprendizagem que nós temos em nossa instituição”, afirmou o reitor, que caracterizou ainda a nova aposta:

“O Espaço Conecta é um lugar onde se desenvolvem atividades ligadas à formação integral da pessoa. Tem como objetivo fazer com que o aluno seja o protagonista do conhecimento; e que o professor seja o mediador do processo educativo. É um lugar para desenvolver o empreendedorismo, a inovação, a criatividade e a liderança. Se propõe a ser um centro de conexão de pessoas, de tecnologias e de saberes. Estará em sintonia com o mundo, com os propósitos, os sonhos e as aprendizagens de cada aluno. Este espaço quer nos mostrar que o conhecimento, a ciência e a experiência humana não têm fronteiras. Ele abre horizontes para a cooperação internacional, sendo a internacionalização hoje imprescindível para nós. O Espaço Conecta nos ajudará a reinventar-nos, em uma transformação contínua para liderarmos o processo do aprender e do ensinar em qualquer espaço social”.

 

As falas se revezaram com homenagens. A comissão formada para concretizar o projeto foi a primeira a receber certificados, seguida pelos parceiros da iniciativa e pelos colaboradores técnico-administrativos que colaboraram com o planejamento visual, compra de materiais e infraestrutura.      

Membros da comissão Google. Da esquerda para a direita: Paula Brasil, Inês Vasconcellos, Márcia Sadok, Luis Bastos, Luiz Carvalho, Alex Salgado e Leonardo Diniz

Parceiros: Arquitetas Paula Brasil e Patricia Oberlander; representantes da Itaúba; e Nuvem Mestra, representada por Doug Alvoroçado

 

Agradecimentos: Jefferson Fernandes e Rafael Pinheiro (projeto visual do Espaço Conecta); fotógrafo Fernando Talask; integrantes do TI, Leonardo Areas e Douglas Moura

Agradecimento: Eduardo Martins, Infraestrutura

 

Tour pelo Espaço Conecta

No 4º andar, a proposta aos presentes era vivenciar os recursos que em breve serão disponibilizados aos discentes. Antes do desenlace da fita, marcando simbolicamente a inauguração, o espanhol fez cessar o silêncio que poucos minutos antes tomava conta de corredores e salas. O motivo para o Irmão Jardelino Menegat empregar outra língua podia ser explicado por meio do celular a postos para filmá-lo. Através do Hangout, ferramenta do Google que permite videoconferência com até 30 pessoas, integrantes da La Salle Nezahuakzóyotl, do México, acompanhavam cada palavra do reitor, enquanto também conversavam com os membros do Escritório Internacional. Alice Gravelle e Frederico Coelho participavam do Hangout na Sala Conexões Múltiplas. Em todo o Conecta, por sua vez, as diversas telas exibiam os representantes de Neza, como é conhecida a universidade mexicana. Participaram da videoconferência, o vice-reitor da IES, Gerardo Jiménez Aguado, o diretor de Pós-Graduação e Extensão, Jorge Bernal Cardell, e os alunos de Neza, Erik Valenciano, Jael Herrera e Joel Campos.

Confira em fotos como foi o tour pela Sala Conexão Makerspace, Sala Conexão Mundo e Sala Conexões Múltiplas, seguido por coquetel preparado pela Escola de Gastronomia.

Por Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres, Caio e Fernando Talask

Ascom Unilasalle-RJ

 



Confira a galeria de fotos e vídeos
Voltar