“É satisfatório quando podemos acolher e transformar vidas. Esse é o nosso lema, a nossa missão”. Aleksandra Sliwowska Bartsch iniciou o Universiday esclarecendo o que move o Unilasalle-RJ e, ao mesmo tempo, a razão de ser do encontro daquela terça-feira. O evento voltado para os coordenadores de ensino médio de diversas escolas de Niterói, trouxe uma nova visão de ensino superior aos que preparam seus alunos para a faculdade e mercado de trabalho. Esses profissionais foram recebidos no Anfiteatro Irmão Hilário, no dia 6 de março, mas a proposta é ainda maior, já que lassalistas também devem visitar os colégios para oferecer palestras e cursos.

Na ocasião, o reitor, Irmão Jardelino Menegat, deu sua palavra, salientando a parceria com o Google for Education. “Estamos iniciando um novo projeto e queremos que vocês e seus alunos tenham acesso ao que iremos oferecer como benefício. Eles vão poder passar um dia aqui, com acesso aos laboratórios, conhecendo o Unilasalle-RJ e descobrindo o que é o centro universitário”, discorreu o reitor.

E esse “dia” ao qual Menegat se refere, não se define em apenas uma ocasião, e sim em duas semanas reservadas para a Feira de Orientação Profissional. As previsões são de que a feira aconteça nas semanas de 4 a 7 de junho, e 27 a 31 de agosto, quando, segundo a professora Aleksandra Sliwowska, o aluno poderá ter contato direto com a instituição:  “O estudante terá uma convivência com todas as áreas que o Unilasalle-RJ possui. Esse mesmo aluno poderá retornar em um outro dia da semana, para ter contato com a profissão que mais chamar a atenção dele”, explicou a coordenadora.

Em uma outra etapa do projeto, denominada Unilasalle Experimente, os estudantes poderão trazer seus pais e familiares para conhecer o centro universitário a fundo. Já que, como disse a professora Aleksandra, “muitas das vezes, os pais influenciam diretamente nesta decisão e eles precisam ter segurança de onde seus filhos vão estudar”.  A visita está marcada para os dias 3 a 6 de setembro, e também de 22 a 26 de outubro.

O Unilasalle Experimente envolverá assuntos que atendem tanto alunos, quanto os professores, trazendo a eles mais conhecimento e didática, já que os temas são atuais. O primeiro módulo desta atividade será de Administração, Engenharias e Ciências Contábeis, envolvendo dinâmicas de construção de pontes, cúpulas geodésicas, e abordarão questões de liderança, negociação, e trabalho em equipe.

No segundo módulo, é a vez do curso de Direito, realizando um júri simulado. “Essa atividade consegue abordar de maneira bastante contundente os métodos do curso, despertando o senso crítico, a participação, a reflexão”, explicou Aleksandra. Esse módulo contará com professores do Núcleo de Prática Jurídica para tratar sobre tais assuntos. Já em Relações Internacionais, ocorrerá um jogo de tabuleiro com conexões e elementos da cultura pop.

Por: Camila Reis/ Revisão: Luiza Gould

Fotos: Beatriz Siqueira