“Naturalmente, um centro universitário dono de uma infraestrutura de excelência, com alunos interessados, nos ajuda a produzir políticas públicas de qualidade. Então só temos a ganhar com uma parceria já tradicional”. A fala é do subsecretário de Relações Internacionais da Casa Civil, Luiz Carlos Carvalho. Em visita ao Unilasalle-RJ, no último dia 4, ele conheceu as construções da IES, dentre elas o Centro Tecnológico, além de ressaltar a importância do diálogo entre o órgão e a instituição.

Inaugurada em 2015, Unidade de Inteligência Comercial, é o resultado da parceria entre a Subsecretaria de Relações Internacionais e o centro universitário. O projeto de pesquisa é financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e tem por objetivo analisar a economia fluminense, avaliar exportações e importações do nosso estado e os pesquisadores envolvidos possuem a tarefa de analisar potenciais mercados para pequenas e médias empresas fluminenses. A sala de inteligência comercial fica no interior da biblioteca do Unilasalle-RJ.

A vinda do subsecretário, aprofundou a união, e veio para apresenta-lo ao centro universitário, já que o mesmo assumiu o cargo há pouco tempo. Carvalho avalia a parceria entre a subsecretaria e o Unilasalle-RJ como algo que só tende a crescer, além de considerá-la fundamental em um período de crise como o que vivemos.  “Foi o nosso primeiro convênio de estágios e estamos preparando novas ações ainda para este ano”, adiantou, “Em um momento como o atual, precisamos de ações e soluções criativas, para problemas que são recorrentes. Construindo esse tipo de ponte ampliamos as oportunidades para os alunos, a capacidade de empregabilidade”. Trata-se, portanto, de “ampliar o mercado”, na visão do subsecretário.

Luiz Carlos Carvalho já foi professor da casa e resumiu com a palavra “honra” a visita, em entrevista ao site do centro universitário. Na ocasião, estiveram presentes o reitor, Irmão Jardelino Menegat, o vice-reitor e pró-reitor acadêmico, Ronaldo Curi Gismondi, a coordenadora adjunta de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ, Fernanda Nanci, e o docente Rafael Araújo responsável por coordenar a Unidade de Inteligência Comercial. Juntaram-se às autoridades, a conselheira-chefe de comércio exterior e investimentos da Casa Civil, Maira Segura, e a assessora de comércio exterior e investimentos, Patrícia Oliveira, formada pelo centro universitário em Relações Internacionais.