A Revolução Industrial foi um salto. Deixando para trás a manufatura, o marco histórico com origem na Inglaterra permitiu a produção mecanizada, em uma escala nunca antes vista, tudo a partir de um combustível: ocarvão. Se o desenvolvimento foi grande a partir de 1760, os impactos ambientais começaram a evoluir na mesma proporção, colocando por terra a sensação do homem de ser o dono do meio em que está inserido. Por esta razão, o Unilasalle-RJ procura desenvolver nos seus alunos, desde o início do curso, a consciência ambiental. Na última quarta-feira, 28 de junho, os alunos da área tecnológica (Engenharia de Produção, Civil e Sistemas de Informação) foram conhecer a estação de tratamento de esgotos da CEDAE, localizada na Barra.

Acompanhados dos professores Alexandre Reis e Suenne Riguette, eles conheceram um pouco do processo de tratamento primário da água residual proveniente das descargas, banhos, limpeza de roupas e utensílios. Os discentes puderam acompanhar as etapas de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos efluentes já limpos.

A visita técnica também contou com uma parada no Emissário Submarino da Barra da Tijuca, tubulação que recebe o esgoto tratado e o lança ao mar, a cerca de 5.200 metros de distância da praia e 45 metros de profundidade. Difusores especialmente projetados para condições locais fazem com que o material não cause impacto ambiental na zona de balneabilidade.