O Unilasalle

O Unilasalle-RJ foi inaugurado em maio de 2002. A ideia surgiu quando o educador Írio Molinari (coordenador do antigo Segundo Grau do Abel já falecido) retornou de uma temporada na Costa Rica e sugeriu a construção de unidade para o ensino de Pedagogia e assim formar profissionais com base nos valores e ideais de São João Batista de La Salle. Irmão Amadeu (já falecido), diretor no colégio na época, gostou da ideia e apresentou o projeto ao então Provincial, Ir. Ignácio Weschenfelder, que aprovou o início das obras. Em 2006, Ir. Ignácio assumiu a direção da unidade.

Hoje, o Unilasalle-RJ oferece dez cursos graduação e pós-graduação, além de diversos cursos de extensão. Com uma infraestrutura moderna, o prédio abriga também a biblioteca, que é considerada uma das maiores da América Latina.


Missão
Visão
Princípios
A missão do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro é ser um espaço aberto de excelência educativa, comprometido com a formação de profissionais de vanguarda, com espírito de fé, fraternidade e serviço, valores éticos e humanos, consciência ambiental e social. A instituição adota uma perspectiva cristã do mundo e da existência humana, respeitando a diversidade de crenças, convicções políticas e orientações pedagógicas.Para o cumprimento de sua missão, o Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro objetiva promover a construção e divulgação do conhecimento e da cultura, priorizando o pensamento crítico e a capacidade analítica, a postura ética e o espírito inovador no ensino, na pesquisa e na extensão. Sua finalidade é servir à comunidade fluminense e outras regiões do País, visando atender necessidades locais e regionais prioritárias, em matéria de educação, ciência e cultura.Também se constitui finalidade do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro a facilitação do acesso ao conhecimento das pessoas menos favorecidas. Além disso, tem por objetivo servir como centro de promoção do conhecimento, dialogando com as diversas áreas do saber, através de integração dos processos de ensino e aprendizagem.

De acordo com seu marco referencial, o UNILASALLE – RJ acredita numa formação sólida, numa perspectiva acadêmica, científica, tecnológica, cultural e filosófica, nas diferentes áreas do conhecimento, para o desenvolvimento humano e da sociedade em seus mais variados aspectos, através dos princípios éticos cristãos-lassalistas. Neste sentido, o UNILASALLE – RJ deseja Ser identificada como uma instituição reconhecida por propiciar formação sólida, ética, cultural, de excelência acadêmica, com internacionalização.

O Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro se define como uma Instituição de Ensino Superior, de direito privado e sem fins lucrativos, mantido pela Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (ABEL). A partir de sua missão, a instituição adota uma perspectiva cristã do mundo e da existência humana, respeitando a diversidade de crenças, convicções políticas e orientações pedagógicas. À luz da obra social e educacional desenvolvida por São João Batista de La Salle, precursor da Pedagogia Moderna e Padroeiro Universal dos Educadores, o projeto político-pedagógico do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro – UNILASALLE-RJ - foi elaborado em consonância com os princípios consagrados na Constituição Nacional, nas disposições da legislação educacional brasileira e no desenvolvimento científico e cultural que caracterizam as práticas de educação superior e gestão universitária.
Atendendo ao seu princípio e propósito humano e social, a Mantenedora aderiu ao PROUNI, em 2004, bem como ao Financiamento Estudantil - FIES e, ainda, mantém um sistema complementar de bolsa social para alunos carentes, ampliando as perspectivas de sua contribuição à comunidade, ressaltando seu caráter de instituição de responsabilidade social. Nesse sentido, torna-se importante destacar que a IES busca gerar novos conhecimentos com espírito analítico, crítico e inovador, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão comunitária; educar para a autonomia, para o aprender a aprender, estimulando no aluno o desenvolvimento das potencialidades e inteligências, para o pensamento analítico, capacitando-o a tomar decisões e a resolver problemas no exercício da cidadania. A Educação Lassalista enfrenta novos desafios neste mundo globalizado, isto é, torna-se um desafio formar, integralmente, num mundo fragmentado, um cidadão cujo valor seja o de desenvolver alternativas de organizar, a um tempo, a criatividade e a solidariedade, num mundo que é, ao mesmo tempo, competitivo e empreendedor; formar os valores humanos e cristãos, num mundo do imediato e do relativo; exercitar linguagens que permitam a comunicação. A partir dessa realidade, o Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro – UNILASALLE/RJ oferece cursos de Graduação nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e Tecnológicas, com o compromisso de formar egressos para contribuir com o crescimento regional. A Educação Ambiental e a Educação dos Direitos Humanos, incluindo os aspectos relativos às dimensões Afro e Indígena, estão contempladas, de forma inter e transdisciplinar, contínua e permanentemente, nos conteúdos das diferentes disciplinas e presentes nos planos de ensino, bem como nas ações vivenciadas nos cursos.

História

Informações para o Aluno
História Lassalista
Contato