O início de semestre é marcado por desafios. A fase universitária já é, por natureza, um período de muito aprendizado e novas experiências. Mas pode ser ainda mais proveitosa se, além de apenas conhecermos como as coisas funcionam, conseguirmos contribuir com melhorias e deixarmos um legado para os que vierem depois da gente. Aqui na Universidade La Salle são diversas as formas que o acadêmico tem para a sua voz ser ouvida e seu entorno melhorado.

Você sabe o que é um DA?

O Diretório Acadêmico é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso específico de nível superior que estabelece uma relação com a classe estudantil da Instituição de Ensino. E na busca por essa representatividade, é que nos últimos anos o número de DAs vem crescendo na Universidade La Salle. Atualmente, a Universidade La Salle possui 17 DAs:

DARI (Relações Internacionais) – daritvm@hotmail.com
DAEC (Engenharia Civil) – daec.unilasallecanoas@yahoo.com.br
DAPRO (Engenharia de Produção) – daprounilasalle@gmail.com
DAHIS (História) – dahistoriaunilasalle@gmail.com
DABIO (Ciências Biológicas) – dabiologiaunilasalle@gmail.com
DACOMP (Computação) – dacompunilasalle@gmail.com
DARH (Gestão de Recursos Humanos) – d.a.r.h.unilasalle@gmail.com
DAEM (Engenharia Mecânica) – periclesbalafas@hotmail.com
DAFISIO (Fisioterapia) – aunilasallefisioterapia@gmail.com
DAEFI (Educação Física) – daefinorbertoluisnesello@gmail.com
DAPED (Pedagogia) - dapedunilasalle@gmail.com
DA Psico (Psicologia): dapsicounilasalle@gmail.com
DAAP (Administração e Processos gerenciais): daapunic@gmail.com
DALE (Letras): dale.unilasalle@gmail.com
DAARQ (Arquitetura e Urbanismo)
DAADM (Administração)
DAEA (Engenharia Ambiental e Engenharia Química): daea.unilasalle@gmail.com

DCE é a voz ativa dos alunos

Com o objetivo de representar os acadêmicos e, mais que isso, ser um canal de comunicação entre os alunos e a Instituição de Ensino, foi retomado, ainda em 2015, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade La Salle.

Quem é quem?

Presidente – Júlio Cesar Martins Dias Júnior (Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado)
Vice-Presidenta – Gabriela Oliveira Elesbão (História - Licenciatura)
1º Tesoureira – Larissa Fernanda Lazzarin de Oliveira (Direito - Bacharelado)
2º Tesoureiro – Alexandre Gonchoroski de Góis (Engenharia Química)

E se você acha que pode contribuir, não perca tempo. A sua participação é fundamental. “A melhor maneira de estarmos próximos e nos entendermos é o diálogo, esse que surge no cotidiano, não apenas nos momentos de rodas de conversa, assembleias ou redes sociais”, finaliza Gabriela.

De acordo com o Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, é fundamental a participação dos alunos em todos nos processos consultivos e decisórios. “É um sonho que se torna realidade. Muitas vezes, como Reitoria, sentíamos o espaço vazio da participação dos alunos, mesmo com as representações discentes nos conselhos. Agora teremos essa voz mais ativa. Uma IES comunitária só é verdadeiramente comunitária quando os alunos constroem as mudanças”.

Conselhos universitários reservam cadeiras para discente

Dois conselhos universitários, compostos por membros da reitoria, professores e técnicos-administrativos, reservam uma vaga para representação discente: o CONSUN (Conselho Universitário) e o CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). Neles, são discutidos temas de relevância para a Instituição e decisões são tomadas a partir da opinião dos diversos representantes.
As vagas são abertas a cada dois anos e os representantes são escolhidos pelos seus pares. Por meio da voz e do voto, eles contribuem efetivamente para o desenvolvimento da Universidade.

Bolsistas acadêmicos de Graduação

Outra forma de fazer parte das decisões, principalmente do curso, é estar lado a lado do seu coordenador. Essa é a possibilidade que os bolsistas de área e de graduação têm ao desenvolverem suas habilidades a favor do curso e ainda receberem um auxílio com a mensalidade. As tarefas são voltadas à promoção do curso por meio de atividades e fortalecimento da identidade do curso, propondo atividades transversais e multidisciplinares. As vagas duram, no máximo, 4 semestres. Fique atento aos canais institucionais de comunicação e converse com o coordenador do seu curso para mais informações.

Pesquisa é uma forma muito eficiente de contribuir para melhorias

Mas se você não quiser ou não tiver a oportunidade de participar de nenhum desses espaços, ainda assim pode contribuir para melhorias da Universidade por meio das pesquisas institucionais. Uma delas é organizada na Universidade pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e chama-se Programa de Avaliação Institucional da Rede La Salle (Proavi) que também conta com a representação dos alunos. Para termos a dimensão desses resultados, o prédio da Biblioteca, inaugurado em 2015, a criação de áreas de convivência e muitas das facilidades que hoje deixam o campus mais acessível, são exemplos de sugestões consideradas desse tipo de pesquisa. Por isso, não perca a chance de participar!