No início desta semana, os acadêmicos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, encerraram os trabalhos da disciplina de Atividade Extensionista.
Ao longo deste semestre, os estudantes vinham desenvolvendo trabalhos de prestação de serviços junto da Escola Técnica de Educação Profissional de Lucas do Rio Verde (Secitec).
Os lassalistas realizaram um diagnóstico de Tecnologia da Informação e elaboraram um plano de ação de melhorias para o Laboratório de informática da escola.
A professora responsável pela disciplina, Prof.ª Ma. Elaine Aparecida Santos, explana sobre a importância da extensão na carreira estudantil.
“Ao participar do componente curricular Atividades Extensionistas, os acadêmicos têm a oportunidade de contrastar a teoria com a prática por meio de experiências vivenciadas na comunidade, através do desenvolvimento de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços. E nada melhor do que compartilhar, e construir um novo conhecimento, valorizando os saberes de ambas as partes, onde todos aprendem e todos ensinam, formando um elo entre universidade e comunidade”pontuou Prof. Elaine.
Ela ainda complementa dizendo que “certamente o conhecimento adquirido pelo aluno por meio dessas experiências implicará em um bom resultado no mercado de trabalho, sendo mais assertivo nas tomadas de decisões e no direcionamento de relações interprofissionais, pois no desenvolvimento das Atividades Extensionista o aluno se torna o protagonista”.
Os acadêmicos desenvolveram práticas de gerenciamento de projetos, reparo dos Hardwares, infraestrutura, instalação e configuração do servidor da rede na Secitec.
O término da atividade se deu com a instalação completa do laboratório de informática da escola técnica, cujo uso está aberto à comunidade acadêmica da escola.
Por: Lina Obaid