O regime de matrícula por crédito será adotado a partir do próximo semestre letivo (2020/2), e pode ser uma alternativa por exemplo, para quem deseja manter seu curso de graduação, mas por ventura teve a renda comprometida com a pandemia. Optando por uma quantidade menor de créditos, o aluno pagará valor proporcional de mensalidade.

    Até então, a instituição adotava o regime de matrícula seriado, em que o aluno recebia a grade com estrutura fixa já com as disciplinas estabelecidas conforme a matriz curricular do curso. Esta com duração semestral.

    A modalidade de crédito, teve origem na Lei 5540 de 28/11/68 e reformou o Ensino Superior Brasileiro. O regime de crédito, também conhecido por sistema de matrícula por disciplina, é um regime no qual a instituição de ensino superior oferece um elenco de disciplinas a partir das quais o aluno constrói seu curso. Este elenco de disciplinas é apresentado na forma de uma sequência de disciplinas organizadas pelas coordenações de cursos, observada a eficiência da gestão acadêmica. Contudo, o aluno não é obrigado a se matricular em todas as disciplinas de um dado semestre.

    A mudança implica em uma série de vantagens e adaptabilidade por meio da área acadêmica, administrativa e também do aluno, que necessitará de atenção para compor sua grade curricular e poderá não mais estar na mesma turma do início do curso.

    De maneira geral, entende-se que o controle sobre o ritmo de estudos, a decisão sobre características de sua formação e disciplinas para cursar, controle do valor do investimento na mensalidade, organização de tempo sobre os dias de aula e a socialização com turmas mistas (de outros cursos) são adaptações positivas.

COMO VAI FUNCIONAR?
De acordo com a Lei 9.394, de 1996 (LDB), fixando a duração mínima do ano letivo em duzentos dias, os semestres letivos não podem ter duração inferior a 20 semanas. Como as disciplinas do Unilasalle/Lucas possuem 80 horas para atendimento da LDB e das Diretrizes Curriculares incluídas nos PPCs de cada curso, este cálculo resultaria em cada crédito ser composto de 20 horas. Desta forma, uma disciplina de 80 horas corresponderia a 4 créditos, enquanto uma disciplina de 40 horas corresponderia a 2 créditos. A Lei 5540 de 28/11/68, em seu artigo terceiro, reforça o que está em nosso Estatuto. Tal artigo traz o seguinte texto: "As universidades gozarão de autonomia didático-científica, disciplinar, administrativa e financeira, que será exercida na forma da lei e dos seus estatutos."

REMATRÍCULAS
Conforme o Comunicado PROADM n.o 006/2020, a renovação da matrícula para o segundo semestre letivo do ano será no período de 13 a 17 de julho de 2020, via Portal do Aluno.

Entre em Contato