Sobre o curso
- 1.
Como é o curso?
Essa é a área que abrange as tecnologias e os processos ligados à produção agrícola e à pecuária. Durante o período de formação os futuros engenheiros agrônomos aprofundam conhecimentos em temas como produção de animais, produção vegetal, mecanização agrícola, combate a pragas, composição do solo, irrigação, adubo, melhoramento, clima, sustentabilidade, negócios, etc. É um curso que necessita de uma elevada carga horária de atividades práticas, as famosas atividades em campo, em contato direto com a terra e o meio ambiente.
- 2.
Onde atua?
Pode atuar no planejamento das principais atividades agrônomas, orientando o preparo e cultivo do solo, colheita e controle de pragas; acompanhar a produção de animais; atuar no controle ambiental; organizar o armazenamento e a distribuição de produtos, entre outras. Também pode trabalhar com processamento de alimentos de origem animal ou vegetal, desenvolver equipamentos e métodos de otimização da produção, pesquisar novas variedades de produtos, gerenciar pessoas e fiscalizar obras e serviços técnicos. Pode ainda prestar consultoria ou trabalhar em empresas de tecnologia voltada ao campo.
- 3.
Qual é o perfil profissional?
1. Gosta de inovação e tecnologia; 2. Entende o meio ambiente; 3. Se interessa pelas ciências naturais e biológicas; 4. É observador; 5. Tem raciocínio lógico; 6. Gosta de solucionar problemas.
- 4.
Como está o mercado de trabalho desta área?
A engenharia agronômica apresenta muitas áreas de atuação em ascensão. Por exemplo, o setor de biocombustíveis, que empregou mais de 2,47 milhões em todo o mundo em 2019, de acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável. O Brasil é um dos maiores exportadores agropecuários do planeta, e para a manutenção do posto é preciso profissionais com formação qualificada e consistente e com domínio em suas áreas, sendo capazes de aprimorar cada vez mais a tecnologia a cerca da produção agrícola e pecuária dentro do viés da inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. Vale lembrar também que a engenharia agronômica é uma profissão regulamentada por lei. Só pode exercê-la quem obter registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.
- 5.
Engenharia agronômica no Unilasalle/Lucas
O curso é ofertado de maneira presencial em nove semestres, quatro anos e seis meses, no período noturno.
- 6.
Quais as formas de ingresso e descontos?
Para ingressar no curso, o candidato precisa utilizar uma das opções do Processo Seletivo: vestibular, utilizando a sua nota do ENEM ou ainda transferência, que é a opção para quem estuda em outra instituição e migra para o Unilasalle/Lucas. Oferecemos condições e benefícios que incluem desconto nas mensalidades, programa de bolsa de estudos de 50% e 100% de gratuidade e ainda financiamento estudantil - Faça Acontecer - SICOOB. Conheça mais na aba Benefícios.
Valores
20 | R$1.892,00 |
---|
Observações:
Modalidade de crédito em que o aluno escolhe as disciplinas que deseja estudar no semestre.
Quantidade mínima de 16 créditos no semestre.
*Valor condicionado a contratação de respectivos créditos e com 50% de bolsa, se apto conforme os requisitos exigidos pelo programa de bolsa social - PASE.
Confira as condições de descontos institucionais para o aluno que contratar 16 créditos ou mais.
Você pode financiar até 100% do seu curso pela cooperativa Sicoob, por meio do programa de financiamento estudantil, FAÇA ACONTECER. Instituição também conveniada ao CredIES.
Confira nossos programas de descontos, bolsas e incentivos.
Destaques
Benefícios - Graduação
Matriz Curricular
Coordenador
Indiamara Marasca
Possui graduação em curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos pelo Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde - GO (2007) e em Agronomia pela Faculdade Integradas de Bauru - FIB (2014), mestrado em Agronomia-Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas (2010), doutorado em Energia na Agricultura pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus Botucatu (2014) e pós doutorado doutorado em Produção e Melhoramento Vegetal pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus Botucatu (2015). Atualmente é professora e coordenadora do curso de engenharia agronômica do centro universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde - MT.
E-mail do coordenador:indiamara.marasca@unilasallelucas.edu.br E-mail da coordenação:graduacao.agronomia@unilasallelucas.edu.br Fone:(65) 3549-7300