Menu

A Mostra de tecnologias Sociais do Unilasalle chega a sua quarta edição e nesta segunda-feira, dia 20/06, contou com a palestra do técnico ambiental, Martin Muniz, que falou um pouco sobre a geração de emprego e renda através de cooperativas de coleta seletiva e como isso funciona em Canoas. Segundo o palestrante são mais de 350 toneladas de resíduos produzidos por dia no município e que a coleta seletiva poderia ser muito maior se a população aderisse a hábitos fáceis. De todo o resíduo recolhido diariamente em Canoas, 8,9% é reciclável, 55% é orgânico e 36% é potencialmente reciclável, mas está sendo descartado de maneira errada impossibilitando o trabalho das cooperativas. “A meta é chegar a 15% (do material reciclável) até o final do ano e, para isso, conto com cada um de vocês”, enfatizou Muniz.

Além dos benefícios para a cidade, Muniz destacou que o lixo é geração de renda para muita gente e que quando separamos nosso lixo em casa estamos contribuindo para a vida de muitas famílias. “Desde 2002 a profissão catador é reconhecida por lei”, ressaltou. Só em Canoas são cerca de 140 pessoas trabalhando nas cooperativas, que nasceram como grupo há mais de 40 anos.

A Mostec é uma atividade organizada pelos acadêmicos da disciplina de Tecnologia Socila, do curso de Processos Gerenciais, e continua na quarta-feira, dia 22/06. A atividade começa às 19h no Auditório, Ir. Arsênio Both e contará com três atrações. A primeira será um espetáculo de mentalismo com o ilusionista Lucio Alves. Depois dele acontecerá um bate-papo sobre cinema e ações sociais com a oficina de cinema. E para encerrar, um debate sobre o esporte e a educação como transformadores sociais, com a Associação Cristã de moços. 

 

Entre em Contato