“Aula de literatura tem que ter literatura”. Essa foi uma das afirmações sobre as aula de literatura nas escolas feitas pelo Prof. Dr. Antônio Marcos Sanseverino, professor de Ensino Literário da UFRGS, durante a aula inaugural do curso de Letras que aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 18/08. De acordo com o palestrante, a escola não é a principal apontada como formadora de leitores de literatura, mas se o professor quiser contribuir com isso deve pensar muito bem no que leva para a sala de aula. “Aulas que falam de literatura são qualquer outra coisa menos literatura”.

Sanseverino também provocou o público de alunos de vários cursos da área de Educação e Cultura questionando por que é preciso explicar a existência da literatura e afirmou que “qualquer coisa pode ser literatura desde que tiremos o texto do seu lugar habitual”.

O curso de Letras do Unilasalle pertence à área de Educação e Cultura promove, por meio das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, os saberes e pilares necessários à Educação do Futuro. Deste modo, os currículos dos cursos permitem a vivência da interdisciplinaridade ao longo do processo de formação.

A Educação e Cultura, congrega cursos de Pedagogia, Letras, Teologia,Ciências Biológicas e História, oferta cursos de Extensão e Pós-Graduação e ainda gerencia um macro projeto institucional, o La Salle Cult, catalisador de Metodologias Ativas e de experiências significativas de aprendizagem sob a perspectiva da Educação por Competências. Essa visão de educação faz do Unilasalle Canoas um universo de experiências significativas de aprendizagem, onde a vivência determina a excelência do saber.