O comprometimento dos atores que fazem a universidade para o fortalecimento da governança universitária e a internacionalização centrou as discussões da manhã desta segunda-feira, dia 28/09, do 3º Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária, sediado no Unilasalle Canoas. A Profª Drª Luciane Stallivieri, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC abriu os trabalhos falando sobre cooperação internacional. Explanando todas as gerações da internacionalização vividas nas instituições de ensino na contemporaneidade, Luciane reforçou a importância de todos os membros da universidade estarem preparados para viver esse novo paradigma. “Nossos reitores precisam estar imbuídos e começarem um planejamento para a cooperação internacional. Nossos professores precisam estar pedagogicamente preparados para incluir os alunos de outros países”, reforçou a pesquisadora que não excluiu o comprometimento do corpo técnico-administrativo na missão da internacionalização dentro das universidades.

A participação internacional do Prof. Me. Francisco Contreras socializou um trabalho sobre governança universitária que envolve pesquisadores de diferentes países da América Latina e que esclarece facetas do modelo universitário nessa região. “Qual o modelo de governança que podemos recomendar para que a instituição funcione da melhor maneira e com mais eficiência? Estamos em um cenário em que olhamos para fora, estudando o modelo de gestão de empresas externas e não de nossas próprias instituições”, problematizou Contreras, que já reúne um levantamento de mais de 700 estatutos de universidades ibero-americanas em sua pesquisa.

Wolmir Therezio Amado, Reitor da PUC Goiás compartilhou sua experiência à frente da instituição, relacionando o modo de governar com o cenário histórico e social do momento. Segundo ele, a “teia complexa de relações e interesses” que é a universidade, só pode alcançar a excelência se esta for um hábito e se houver sustentabilidade financeira. “Não há governança universitária que sobreviva sem saúde financeira”, finalizou.

Finalizando as palestras da manhã, o Prof. Me. Leonardo Nunes, Diretor Administrativo da UBEC trouxe a reflexão sobre a importância da dimensão humana na governança universitária. A necessidade de se desburocratizar para reter talentos internos e de gerar e manter o sentimento de pertença entre o corpo funcional foram apresentadas como cruciais para o desenvolvimento das universidades como organizações.

No final da manhã aconteceram apresentações de trabalhos divididas em eixos de interesse. O 3º Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária continua nesta tarde com o Eixo 2 – Gestão Universitária Atual: Relação entre Universidade, Empresa, Governo e Sociedade.