O que existe no céu além do que os nossos olhos podem ver? Essa pergunta intriga muita gente. O aluno do Unilasalle Cristian Westphal, de 21 anos, tenta responder à questão através do projeto “Ciência e Astronomia”. Nas redes sociais são mais de 500 mil seguidores no Facebook, o canal no Youtube tem quase 100 mil inscritos e vídeos com mais de 1 milhão de visualizações. Fora do mundo virtual Cristian, que cursa Engenharia Química, já palestrou para mais de 2 mil alunos das redes pública e privada do Rio Grande do Sul nos últimos sete anos. Nesses encontros ele fala sobre o sistema solar, leva telescópios para os alunos conhecerem e faz até simulações de lançamentos de foguetes com garrafas pet. “Queremos trabalhar na erradicação do analfabetismo científico, auxiliando a formação de cidadãos engajados na globalização de atitudes positivas para com o nosso Planeta Terra e o Universo ao nosso redor”, explica.

Ele está à frente do II Encontro Rio Grandense de Astronômia, que acontece nos dias 21 e 22 de abril, no Unilasalle. São esperados mais de 400 participantes, entre alunos e professores. No ano passado representantes de mais de 50 cidades participaram dos debates e palestras.  “O objetivo é estimular o interesse de alunos e professores dos mais diversos públicos (Fundamental, Médio, Universitário) sobre temas que envolvem a Ciência e que favorecem os estudantes na melhor compreensão das questões que envolvem a Física, Química, Biologia e Matemática”, complementa Cristian. O Enastro tem o apoio do Unilasalle.

Uma das palestrantes do Enastro é a doutora em Física pela UFRGS, Márcia Barbosa. Suas pesquisas estão relacionadas, principalmente, aos temas suspensões “coloidais iônicas”, “polieletrólitos” e “água e suas anomalias”. Márcia já foi laureada com o prêmio For Women in Science, o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. O físico Walmir Thomazi Cardoso, que é professor da PUC-SP, também vai apresentar uma das palestras. Ele se dedica à pesquisa e ensino de Astronomia e Física.

AQUI você conhece todos os palestrantes do Enastro e também pode se inscrever