Outros dois eixos temáticos marcaram a tarde e noite desta segunda-feira, dia 28/09, durante o segundo dia de atividades do III Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária, sediado pelo Unilasalle Canoas. Iniciando as atividades do eixo sobre Gestão Universitária Atual: Relação entre Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, o Prof. Dr. Evaldo Luis Pauly gerenciou os trabalhos da mesa redonda com a participação do prof. Dr. Juan Bautista Abello Romero, da Universidade de Los Lagos, do Chile. Romero compartilhou os resultados de sua pesquisa, que traz dados sobre a interação de mais de 270 universidades ibero-americanas com membros externos: empresas e sociedade. Os resultados mostram que 26% das universidades não tem relação com membros externos e 50% tem somente relacionamento com um membro da sociedade. A conclusão é que há uma escassa possibilidade de conquistar novos recursos, um cenário que precisa ser mudado para a sustentabilidade financeira.

A discussão continuou com a participação do Reitor da Univattes, Prof. Me. Ney Lazzari, que trouxe o modelo do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas como exemplo de inovação na governança universitária. Com uma análise da evolução das universidades no Brasil e no RS, Lazzari demonstrou o quanto é possível crescer no número de alunos. “Hoje estabilizamos nosso número de alunos, enquanto o Brasil vem em uma crescente. Há potencial para aumentarmos esse número, buscando novas alternativas na captação de alunos e na interação com a sociedade”, explicou. Por fim, José Alberto Aranha, da PUCRio, trouxe a reflexão sobre a necessidade de produção da inovação dentro das universidades. “O movimento que existe hoje é das empresas adquirirem a produção científica das universidades e fabricarem o resultado dela externamente. Precisamos começar a criar mecanismos de produção dentro das universidades, trazendo mais desenvolvimento e inovação para nossa realidade”.

O segundo eixo temático só se encerrou com o simpósio satélite que permitiu a interação com o Prof. Me. Andrés Govela Gutiérrez, da Universidad La Salle Bajío, México. Andrés apresentou um pouco a sua Instituição: falou da estrutura, do corpo docente, dos números da graduação e pós-graduação, sistema de indicadores, comunicação e relação com empresas. Perguntado sobre o Parque Tecnológico, ele respondeu que o local só deu certo porque sempre foi pensado como um parque de inovação social, onde, principalmente, as áreas de educação e saúde desenvolveram propostas diretas à sociedade. Após o simpósio satélite os participantes seguiram para as apresentações de trabalhos.

Eixo 3 fechou o dia com debate sobre a interação entre universidade e educação básica

À noite o debate foi mediado pelo Prof. Dr. Gilberto Ferreira, do Unilasalle. O tema do terceiro e último eixo temático foi a interação entre universidade e educação pré-universitária. A Profª. Drª. Dirléia Fanfa Sarmento do Unilasalle abriu os trabalhos, seguida pelo Prof. Dr. Jaume Del Campo Sorribas, da Universitat de Barcelona, na Espanha. Além deles, teve uso da palavra o Prof. Dr. Juan Castillo, da Universidad de Bruxelas, na Bélgica. A fala dos participantes girou em torno da experiência que tiveram em suas instituições. Um dos papeis da universidade, nesse contexto, segundo o Prof. Jaume é a formação continuada dos docentes com foconas demandas da sociedade. Já Castillo apostou na formação cidadã: “Cidadania é o que há em comum entre a universidade e a formação pré-universitária”.

A mesa redonda foi encerrada com a fala do Secretário da Educação de Canoas, Eliezer Pacheco que destacou a necessidade de se quebrar as barreiras que existem entre a educação básica e a superior, favorecendo, assim, a educação continuada. “Mas para isso é preciso quebras estereótipos da escola como o mestre diante turma, alunos enfileirados. Nos tempos de internet, esse formato não cabe mais”, afirmou. Além disso, o secretário ressaltou a necessidade da formação continuada de professores e do envolvimento do aluno de licenciatura com a prática em sala de aula desde cedo.

O III Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária termina nesta terça-feira, dia 29/09.