Menu

Estão abertas as inscrições para a Semana de Gestão e Políticas Culturais. Realizada pelo Itaú Cultural em parceria com o Observatório Cultural Unilasalle, a Semana é um curso livre de 40 horas direcionado a gestores públicos e privados e profissionais do setor cultural.  

O curso será oferecido de 05 a 09 de dezembro, no Unilasalle Canoas. As inscrições devem ser feitas no site. 

Sobre o curso:

A gestão da cultura exige, cada vez mais, a articulação de conhecimento sobre contextos específicos com os fundamentos da gestão, da produção, da economia e das políticas; a combinação entre um embasamento teórico sólido e a capacidade de realizar intervenções na prática. Levando isso em conta, a Semana de Gestão e Políticas Culturais, criada em 2008, tem como proposta realizar uma formação introdutória de produtores e gestores culturais, para que possam lidar melhor com as especificidades da gestão cultural, compreender as diversas demandas de sua região, bem como os desafios do tempo presente.

A formação está organizada em cinco dias subsequentes, com atividades pela manhã e pela tarde, de segunda a sexta-feira. Momentos de aula expositiva serão combinados com debates, visitas técnicas e estudos de caso. O programa foi concebido para compor um panorama caleidoscópico da gestão cultural, ao mesmo tempo multifacetado e coeso. O primeiro módulo consiste em um diagnóstico do grupo e da realidade local; em seguida, é fornecida uma espécie de glossário conceitual do campo da cultura; no terceiro módulo são abordadas as políticas culturais no Brasil, em sua dimensão histórica e institucional; o quarto módulo é dedicado a aspectos legislativos específicos da área cultural; na sequência, são apresentadas ferramentas de planejamento e gestão; o módulo seguinte trata de novas maneiras de mobilização e captação de recursos; já no módulo final são explorados os impactos da cultura no desenvolvimento, bem como as maneiras de avaliá-lo.

Sobre os parceiros:

Criado em 2006, o Observatório Itaú Cultural configura-se como um espaço de reflexão e pesquisa sobre o setor cultural, que também contribui para a formação de recursos humanos. Já o Observatório Cultural Unilasalle é um núcleo de pesquisa e extensão com foco em atividades acadêmicas e profissionalizantes. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle, que oferece cursos de mestrado profissional e doutorado acadêmico para pessoas interessadas nas relações entre memória social, gestão e produção cultural e linguagens artísticas e expressões contemporâneas da cultura.

Confira a programação:

05/12:

9h às 13h: Mapeamento Participativo Preliminar (MPP) / Diagnóstico Participativo

Docente: Ana Paula do Val

 

14h às 18h: Mapeamento Participativo Preliminar (MPP) / Diagnóstico Participativo

Docente: Ana Paula do Val

 

06/12:

9h às 13h: Cultura, arte, identidade e diversidade: panorama conceitual

Docente: Maria Carolina Oliveira Vasconcelos

 

14h às 18h: Reflexão e prática: visita técnica à Casa das Artes Villa Mimosa (Canoas, RS)

 

07/12:

9h às 13h:  Políticas culturais no Brasil: histórico e institucionalidade

Docente: Renata Rocha

 

14h às 18h:  Cultura e legislação: direitos autorais, leis de incentivo e acessibilidade

Docente: Aline Freitas e Anajara Carbonell Closs

 

08/12:

9h às 13h: Planejamento e produção cultural: ferramentas

Docente: Ana Helena Curti

 

14h às 18h: Reflexão e prática 2: estudos de caso

Docentes: Ana Helena Curti e Isabel Poggeti

 

09/12:

9h às 13h:  Articulação e mobilização de recursos

Docente: Jonaya de Castro

 

14h às 18h: Cultura e desenvolvimento: os impactos gerados por iniciativas culturais

Docente: Judite Sanson De Bem  

 

Entre em Contato