Menu

Trazendo um importante panorama do momento das instituições comunitárias no país, lideranças administrativas e acadêmicas do Unilasalle Canoas tiveram um espaço de diálogo com o Sr. José Carlos Aguilera, Secretário Executivo da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), que aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 28/07.

Aguilera compartilhou sua experiência de networking em nível nacional entre representações de diversas entidades, trabalho que garante a consolidação de parcerias e mecanismos legais para o crescimento das instituições comunitárias, que em 2013 conquistaram seu reconhecimento na forma da lei 12.881. “Dentro desse cenário, onde a Instituição estabelece diálogo com a comunidade, as entidades e o governo, precisamos de lideranças informadas, capacitadas, empreendedoras e motivadas para atingir as metas institucionais estabelecidas”, comentou o Secretário, que também teve uma reunião específica com representantes da Reitoria na tarde da quinta-feira.

O momento das comunitárias

As instituições de ensino superior comunitárias são as instituições que se constituem na forma de associação ou fundação de direito privado, têm patrimônio pertencente à sociedade civil ou ao poder público, não distribuem sua renda, aplicam integralmente os recursos nas suas atividades e desenvolvem permanentemente ações comunitárias. 

“Foram quatro anos de trabalho para a conquista do reconhecimento das comunitárias a partir da lei 12.881. Vivíamos um momento de crescimento econômico e, ao darmos esse importante passo, o Brasil iniciou um período de influxo financeiro que trouxe cortes orçamentários e suspensão de projetos. Mesmo com o cenário de crise que afeta todos os segmentos econômicos temos um cenário favorável para dialogar com nossas associadas sobre as possibilidades de articulação quando a situação econômica mostrar recuperação. Precisamos nos unir e nos motivar como um grupo que congrega diferenciais competitivos, pois não visa o lucro através da educação como alguns grandes grupos educacionais que não estão comprometidos com o território onde estão inseridos e em um momento de crise podem facilmente parar de investir e deixar muitos alunos desamparados em suas vidas acadêmicas” comentou Aguilera que está à frente da Assessoria Executiva da ABRUC desde 2005. 

Entre em Contato