Entre os dias 15 de janeiro e 02 de fevereiro deste ano, um grupo de alunos e professores do Unilasalle-RJ participou do Projeto Rondon, o maior de extensão universitária realizado no Brasil. Sua mais recente edição ocorreu na cidade de Apuiarés, no Ceará, na Operação Mandacaru, que contemplou atividades nas áreas de Comunicação, Trabalho e Meio Ambiente, Tecnologia e Produção.

Dentre os 50 inscritos no processo seletivo de nosso Centro Universitário, foram escolhidos três alunos de Administração, dois de Engenharia, um de Ciências Contábeis, um de Direito e um de Relações Internacionais. A delegação lassalista atuou promovendo palestras e oficinas para as comunidades atingidas pelo projeto, ampliando o alcance da difusão do conhecimento e do acesso à cidadania. As atividades envolveram desde ações de combate à seca e construção de fossas ecológicas, até aulas de Informática e Empreendedorismo.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto visa a integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que auxiliem no desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O Rondon tem como objetivo contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional, consolidar nele o sentido de responsabilidade social, além de estimulá-lo a produzir projetos coletivos locais.

E o Projeto Rondon é bem sucedido no que se propõe, beneficiando de forma acadêmica e pessoal a vida dos que participam. Segundo o coordenador de Extensão do Unilasalle-RJ, prof. Guilherme Dias, o universitário viaja para ensinar e acaba aprendendo muito com uma vivência totalmente diferente de sua realidade cotidiana. Além disso, “as comunidades carentes tornam essa troca ainda mais enriquecedora, especialmente quando percebem que também têm muito a ensinar”, afirmou ele.

O projeto do Unilasalle-RJ aprovado foi elaborado pelo prof. Roberto Bidegain, do curso de Engenharia de Produção, e pela equipe de Extensão, e ainda contou com o apoio da prof.ª Maria Inês Vasconcellos, coordenadora de Engenharia de Produção, além do professor Jeancezar Ditzz, de Direito e Relações Internacionais, da coordenadora adjunta de R.I., prof.ª Patrícia Nasser, e do coordenador do Escritório de R.I., prof. Carlos Frederico Coelho.

Para os alunos que participaram do projeto, esta foi uma experiência singular: “O Rondon é um divisor de águas para qualquer universitário, uma experiência única. Uma informação que para você pode ser básica, para alguém pode ser vital”, destacou Felipe Drabzynski, estudante do 8º período de Administração. Opinião compartilhada pela aluna do 5º período de Ciências Contábeis, Selma Antônio, que acrescentou: “Essa troca de informações é muito intensa, fazendo com que talvez cada Rondonista aprenda muito mais do que ensinou”. E o coordenador Guilherme Dias finalizou: “O Rondon prepara para a vida”.

Confira mais fotos em: www.facebook.com/unilasalleoficial