Atenção passageiros com destino a Uberlândia, última chamada para o voo sem escalas. Dirijam-se à plataforma de embarque. Para Gabriel Mataruna, o aeroporto já é quase uma segunda casa. Afinal, são muitas as viagens necessárias como representante dos lassalistas em jogos por este Brasil afora. A cada volta para casa do estudante do 3º período de Direito há motivos para comemorar. Depois de se consagrar campeão dos Jogos Paralímpicos Universitários no tênis de mesa, no fim do ano passado, Mataruna passou a representar o Unilasalle-RJ em competições, e segue colecionando boas experiências.

De 20 a 23 de abril, o desafio foi em Minas Gerais, no Uberlândia Weelchair Tennis Open 2017, o segundo maior torneio do país para praticantes do esporte em cadeiras de rodas. “Essa é uma das competições que mais recebem atletas estrangeiros. O Praia Clube, que sediou os jogos, é uma referência na América Latina”, conta o atleta. Mataruna chegou às oitavas de final em Uberlândia, perdendo para Eder Dornelas, morador de Rio Verde (Goiás) e atual número 10 no ranking brasileiro do esporte.

A participação na terra mineira rendeu bons frutos em números, como explica Mataruna: “Foi maravilhoso, pois, apesar de rodar o circuito nacional há dois anos, não conhecia Uberlândia. Com o torneio, consegui subir 77 posições no ranking mundial, chegando ao número 276 do mundo e 15 do Brasil”. Um ânimo e tanto para seguir adiante até mesmo em outros esportes.

Como contou em entrevista ao site do Unilasalle-RJ em janeiro, Gabriel Mataruna sofreu um acidente enquanto instruía voo de helicóptero e conheceu o tênis em cadeira de rodas com um ano de lesão. No primeiro torneio de jogos universitários realizado a nível nacional, no entanto, com a falta da modalidade que praticava, resolveu investir no tênis de mesa. Todos os treinos renderam o ouro daquela vez e, agora, a busca continua. Entre os dias 22 e 25 de junho, ele participa da Copa Brasil de Tênis de Mesa em Maringá, no Paraná.

Diferentemente dos Jogos Paralímpicos, agora o aluno vai como atleta oficial do Unilasalle-RJ, já que assinou, este mês, contrato de patrocínio junto ao reitor, Irmão Jardelino Menegat. Estávamos lá para registrar o importante momento. Confira nas fotos: