O barco convida a velejar. Aceito o desafio, o vento que bate na vela dá a partida e logo o visitante se transforma em iatista, guiando sua embarcação por entre cenas de vôlei, ginástica, basquete, atletismo, salto, nado, judô, tênis de mesa e tantos outros esportes olímpicos. Nesta viagem, o mar é o papel fotográfico, que imprimi as imagens captadas pela lente depois do olhar. E, logo ao lado, o companheiro na aventura náutica se revela: Alaor Filho, fotojornalista cuja carreira se mistura com os Jogos desde 1996. Na última segunda-feira, 13 de junho, “Olimpíadas Ontem e Hoje”, sua primeira mostra em Niterói, foi inaugurada na Galeria La Salle.

O passeio começa ainda na Varanda Cultural, onde o Projeto Grael atracou um Optimist, embarcação pequena, de até 60 kg, usada no início da carreira dos velejadores. A noite de abertura contou com a participação de membros do projeto social e do vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhado da esposa Christa. Também já prestigiaram a exposição o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, alunos e fotógrafos, como Livio Campos.

Professor da Sociedade Fluminense de Fotografia, ele e a mulher, Ana Lúcia Machado, foram uns dos primeiros a colocar seus nomes no livro de registro. “O Alaor é um superfotógrafo, com olho apurado para fazer uma bela imagem na hora certa e na emoção certa, o que é uma característica do fotojornalista. Ele registra e transmite a força do atleta”, resumiu Livio.

Antes de tudo fotojornalista, como faz questão de ressaltar, Alaor busca transmitir no máximo duas informações por foto, tendo como característica o foco na expressão facial e corporal do atleta. No processo, ele mistura instantes congelados no tempo, com cliques borrados pela velocidade do movimento, característica que o faz um “craque” nas palavras de Axel.

“Alaor nos coloca várias situações e faz com que possamos entender o que é o esforço do atleta”, opina o vice-prefeito lembrando ainda da importância de uma mostra como “Olimpíadas Ontem e Hoje”: “É o centro universitário conectado com o momento em que vivemos. A cidade recebe 400 velejadores e nesta semana mais 150 atletas do bodyboarding.  São os melhores do mundo aqui. É importante que todos entrem no espírito olímpico. Niterói é a cidade com maior complementaridade com o Rio. Teremos atletas de várias modalidades fazendo climatação aqui e seremos o segundo município com maior número de turistas no estado”.

Velejador e irmão dos campeões Torben e Lars Grael, Axel já tem suas apostas na vela: os sobrinhos Martine e Marco, filhos de Torben, brasileiro com o maior número de medalhas na modalidade. Ambos competem nos Jogos do Rio em agosto e quem sabe, assim como pai, possam ser registrados por Alaor, vindo também fazer parte da Galeria La Salle. Isso porque, no segundo semestre, a exposição será atualizada com fotos tiradas no Rio.

Enquanto o momento não chega, os interessados podem conferir uma diversidade de cliques, documentos (entre eles, selos das Olimpíadas e encartes com a história da competição mundial, produzidos pelo jornal O Globo) e objetos, como bola utilizada na Copa do Mundo e o barco citado no início da matéria, resultado de parceria com o Projeto Grael. Na inauguração, a equipe responsável por popularizar a vela entre jovens carentes, foi representada por André Alcântara.

“Acho que sintetizamos o que acontece aqui. Estamos em um centro universitário na abertura de uma exposição esportiva. No projeto não trabalhamos com o esporte de alto rendimento, mas sim com educação através do esporte, ele como meio e não fim, como forma de cidadania. Por outro lado, é uma oportunidade para os alunos inseridos na Academia conhecerem esta outra forma de aprendizagem”, diz o coordenador de desenvolvimento esportivo do Projeto Grael.

“Olimpíadas Ontem e Hoje” fica em cartaz até 30 de agosto, com visitações gratuitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.