Menu

As bodas de cristal são oficialmente celebradas em 2017, quando a segunda instituição de Educação Superior Lassalista criada no Brasil completa 15 anos. Mas, para dar início às comemorações, uma série de eventos já marcou na história do Unilasalle-RJ o dia 20 de outubro de 2016. Na última quinta-feira, o centro universitário deu uma mostra dos projetos concretizados e dos que vêm pela frente, em um ambicioso Plano de Desenvolvimento Institucional. A data contou com as inaugurações da Capela Universitária, Centro de Convenções Irmão Amadeu e Centro Tecnológico Unilasalle-RJ, este último um grande investimento em cinco andares de laboratórios e equipamentos de ponta para uso dos alunos da área de TI.   

A programação começou às 16h30 na Galeria. O Arcebispo Emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena realizou a benção da Capela Universitária La Salle, junto ao reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, e a diversos lassalistas que iluminaram o novo espaço com chamas de velas. Do lado de fora, muitos funcionários esperavam para conhecer o local de oração e espiritualidade. “Eu pensava que esta benção da Capela fosse com o nosso bispo emérito, o nosso capelão, o provincial, o reitor, um ou dois professores, alguns Irmãos, mas vejo que a capela está se tornando pequena desde o primeiro dia”, comemorou Menegat, frisando ainda que, para além da beleza física da estrutura, “o faz bonito as pessoas que a frequentam”.

 

 

Dom Alano abençoou e aspergiu água em sinal de penitência e em memória do batismo, purificando a Igreja. Em dado momento, afirmou: “O centro universitário está plantado no mundo, irradia agora luz, semeia força e esperança”. Da capela para o Centro de Convenções Irmão Amadeu. O primeiro a chegar vindo da Galeria foi o Irmão Renato Koch. Músico, pintor e artista, ele idealizou a parede repleta de curvas da Capela e recepcionou, ao som do órgão, os convidados no auditório ampliado do 8º andar Bloco B.

A emoção emanava das notas, mas também da plateia. Assistindo à transmissão ao vivo pelo Youtube, o Irmão Amadeu, diretor emérito do Colégio La Salle Abel e um dos idealizadores do Unilasalle-RJ, recebeu uma longa salva de palmas ao ser citado pelo vice-reitor, Ronaldo Curi Gismondi. Ele se recupera de problemas de saúde na clínica dos Irmãos, no Sul, mas esteve presente de diversas formas na inauguração do local que agora leva o seu nome. Em vídeo exibido aos presentes, o Irmão citou a vontade de se recuperar para conhecer os novos investimentos do centro universitário e escreveu também um texto, lido pela decana e assessora da pró-reitoria Acadêmica, professora Mary Rangel.

“Guiados pelos princípios da educação inspirada em La Salle, nossos alunos levaram para suas vidas, para a vida de suas famílias e para o seu trabalho valores do bem e, como diz La Salle, da ‘reta conduta’. Essas foram e serão sempre para mim retribuições da minha vida e da minha tarefa como educador”, dizia trecho da carta.

VISIONÁRIOS DO LA SALLE

A solenidade teve Gismondi como mestre de cerimônias, responsável por recordar importantes momentos da instituição, como o alcance do status de centro universitário em menos de uma década. Lassalista desde os 6 anos, o vice-reitor citou ainda a “missão evangelizadora que cada professor, cada colaborador e cada Irmão se imbui com amor, com o melhor de si”.

Edgar Nicodem, presidente da Rede La Salle e Provincial da Província Brasil-Chile-Moçambique, por sua vez, frisou a satisfação de acompanhar o crescimento do Unilasalle-RJ, pontuando o que representa cada uma das conquistas. A capela traz, para Nicodem “a identidade. La Salle sempre nos pede para olhar todas as coisas com os olhos da fé, foi assim que ele fez e foi assim que o instituto foi caminhando ao longo de mais de três séculos. Este desafio hoje é nosso”. No Centro Tecnológico está “a promoção da fé, sinônimo da promoção da pessoa, da dignidade humana a partir da profissionalização”. Já o Centro de Convenções Irmão Amadeu, caracterizado como “belo espaço”, mostra “à comunidade educativa a necessidade de um espaço cultural, onde manifestamos nossos sonhos e expectativas de futuro”.

Sonhos e futuro. Pilares também da fala do Irmão Jardelino Menegat: “A palavra que mais me vem à mente hoje é visão. Sempre destaquei a importância de termos uma visão do presente na perspectiva de futuro sem esquecer a nossa história. Uma visão sem um visionário é apenas um sonho. Percebemos que é necessário atrever-se para sonhar”.

Entre seus exemplos de homens de visão, o reitor listou o protagonismo de Henry Ford (1863- 1947), frente à indústria automobilística, e de Bill Gates, na vanguarda tecnológica. Mais próximo de nós, ele homenageou os visionários Irmão Amadeu, “que construiu as bases para a interação universidade-empresa-governo” e seu antecessor, Irmão Ignácio Lúcio Weschenfelder, “por impulsionar, desafiar durante nove anos esta instituição”. Na sua gestão, Menegat sintetiza sua luta como sendo “acelerar o ritmo administrativo e acadêmico, realizando em um ano o que se poderia fazer em dez”.

Em seguida, ele lançou o Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021 do Unilasalle-RJ. No âmbito acadêmico, cinco cursos de graduação passarão a integrar o centro universitário, com um deles aberto a cada ano (Engenharia Elétrica em 2017, Arquitetura em 2018, Engenharia Mecânica em 2019, Psicologia em 2020 e Engenharia do Meio Ambiente em 2021). Já em relação às estruturas, serão quatro novos prédios: edifício exclusivo para os setores administrativos, coordenações pedagógicas e reitoria; expansão de 36 salas de aula no Bloco B, acima da Biblioteca; expansão do Estacionamento, com quatro novos andares; além de centro para a realização de eventos desportivos e culturais.

ESTRELA DA FESTA

Enquanto as novidades não chegam, as atenções seguem voltadas para o Centro Tecnológico Unilasalle-RJ. O dia 20 de outubro contou com o descerramento da placa, benção de Dom Alano e passeio pelas instalações. Alunos das Engenharias e de Sistemas de Informação, principais beneficiários da construção, recepcionaram os visitantes, explicando a função de cada laboratório e apresentando os equipamentos. Desde setembro, alguns espaços do prédio já eram usados pelos discentes, como a sala de desenhos.    

 

 

 

A festa, animada com a presença da Orquestra La Salle sob o comando do maestro Henrique Júnior, terminou com um coquetel oferecido pela construtora Itaúba, responsável pelas obras.

Fizeram parte da mesa no Centro de Convenções, os Irmãos Edgar Nicodem, Jardelino Menegat, Ignácio Weschenfelder e Marcelo Piantkoski, diretor do Colégio La Salle Abel. Outras autoridades presentes foram Dom Alano, o pró-reitor de Desenvolvimento, Hugo Amazonas, Mary Rangel, Felipe Peixoto, representando os ex-alunos, o ministro da Educação nos anos de 2014 e 2015, José Henrique Paim, além do reitor da UFF por dois mandatos e agora secretário de Governo, Roberto Salles.    

Entre em Contato