- APRESENTAÇÃO
- Programação
- Inscrições
- Apoio
Reunindo pesquisadores nacionais e internacionais, o Colóquio Internacional de Culturas Afro-brasileiras terá cinco dias de intensa programação, para debater a importância das tradições de matriz africana para a cultura brasileira e como as primeiras influenciaram a segunda. O evento centra a sua atenção na afirmação dos direitos humanos, na construção de uma sociedade pluralista e na luta contra o preconceito.
08 de novembro (segunda-feira)
Abertura - 18h às 18h30min
Prof. Dr. Cledes Antonio Casagrande, fsc, Vice-reitor da Universidade La Salle
Profa. Dra. Patrícia Kaiser Mangan, Diretora de Pós-Graduação da Universidade La Salle
Conferência de Abertura - 18h30min às 20h
Tema: Trajetórias e experiências pessoais de pesquisa em Religiões Afro-Brasileiras
Palestrante:
Prof. Dr. Reginaldo Prandi (USP) - Doutor em Sociologia, é Professor Emérito e titular do Departamento de Sociologia da USP. Foi um dos fundadores do Instituto Datafolha, órgão de pesquisa do jornal Folha de S. Paulo, participou do Comitê de Ciências Sociais do CNPq, coordenou o Comitê de Sociologia da Capes e foi membro do Comitê Acadêmico da Anpocs. Trabalha na área de sociologia, com ênfase em sociologia da religião, tendo como objetos principais de pesquisa e publicação as religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda), o catolicismo, o espiritismo kardecista e o pentecostalismo. Entre outros prêmios, recebeu em 2001 o Prêmio Érico Vannucci Mendes, por seu trabalho de preservação da memória cultural brasileira.
Debatedores:
09 de novembro (terça-feira), das 17h às 18h30min
Palestra: Reflexões sobre a Irmandade da Boa Morte e o Culto de Babá Egum
Palestrante:
Profa. Dra. Joanice Santos Conceição - Doutora em Antropologia, é Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira e pesquisadora das áreas de Antropologia das Populações Afro-brasileiras, com ênfase nos temas identidades, Mulher Negra, Rituais, Gênero, Sexualidades/Masculinidades/Feminilidades, Religiões, Quilombo, Relações Raciais, Teoria Queer, Educação e nas Lei 10639/03 e 11645.
10 de novembro (quarta-feira)
17h às 18h30min - Palestra: Música e dança afro-atlânticas
Palestrante:
Prof. Dr. Josias Pires Neto - Mestre em Artes Cênicas e Doutorando no Programa Multidisciplinar Pós Cultura da UFBA, atua em direção de filmes documentários desde 1998. Foi roteirista e co-diretor do filme documentário de longa metragem "Cuíca de Santo Amaro". Atuou como pesquisador, produtor e dirtor da série de TV "Bahia Singular e Plural", da TVE Bahia. Lecionou em faculdades de jornalismo e de cinema. Atualmente, dirige a realização do filme documentário de longa metragem "Quilombo Rio dos Macacos".
18h30min às 20h - Palestra: Culinária sagrada afro-brasileira
Palestrante:
Prof. Dr. Vilson Caetano de Souza - Doutor em em Ciências Sociais e pós-doutor em Antropologia. Pesquisador no Grupo de Pesquisas em Relações Raciais, Memória, Identidade e Imaginário da PUC-SP e professor associado da UFBA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos temas populações afro-brasileiras, comunidades e povos tradicionais e alimentação.
11 de novembro (quinta-feira)
17h às 18h30min - Palestra: A negação, o não-saber e a escuridão em três exemplos Latinoamericanos"
Palestrante:
Profa. Drª Diana Espírito Santo - Doutora em Antropología Social, University College London. É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Chile e investigadora visitante no Museu Nacional da UFRJ. Pesquisa a etnografia e formas de conhecimento das práticas religiosas e espíritas afro-cubanas e afro-brasileiras, o impacto da migração e circulação de pessoas nas experiências religiosas, possessão e mediação espírita, noções de pessoalidade e do eu, oráculos e divinação, materialidade e sonhos.
18h30min às 20h - Palestra: “Racismo Linguístico”
Palestrante:
Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB) - Doutor em Letras, é professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na UFSB e foi Visiting Scholar na University of Pennsylvania, nos Estados Unidos. Consultor ad-hoc da CAPES e membro do corpo editorial do periódico Ethical lingua, é autor de três livros, líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo da UFSB e membro dos grupos de pesquisa "Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia", da USP; "Perspectivas linguísticas contemporâneas sobre identidade, subjetividade e conhecimento", da UFG; e "Identidades, Letramentos e Emoções no ensino-aprendizagem de línguas e na formação docente, da UnB.
Debatedor: Prof. Me. Edison Luis Amaral de Moura
12 de novembro (sexta-feira)
17h às 18h30min - Conferência de encerramento
Tema: A constituição do campo afro-brasileiro em Belém do Pará ou a inviabilização do pajé: do 'cruzamento' à 'autenticidade
Palestrante
Profa. Dra. Véronique Boyer - Doutorado em Anthropologie Sociale et Ethnologie, é pesquisadora da Centre National de la Recherche Scientifique do EHEES, de Paris. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Religiões e atua, principalmente, nos temas dos Cultos de Possessão, Mulheres e Belém/PA.
Debatedora: Profa. Dra. Zilá Bernd, Doutora em Letras e professora do PPG em Memória Social e Bens Culturais, da Unilasalle.