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- Atendimento CEP
O Comitê de Ética em Pesquisa é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. O CEP da Universidade La Salle é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade, dignidade e para contribuir no desenvolvimento de pesquisas dentro de padrões éticos. Vinculado ao Ministério da Saúde, pela Lei nº 14.874/2024, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e seguindo diretrizes nacionais (Res. CNS 466/12, Res. CNS 510/16 e complementares) e internacionais (Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos - CIOMS), o CEP da Universidade La Salle é encarregado da análise e aprovação de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos na instituição ou em pesquisas nas quais a Universidade seja coparticipante. Para alcançar os objetivos éticos da pesquisa, é fundamental que pesquisadores e estudantes compreendam que o envio de seus projetos ao comitê constitui-se uma etapa imprescindível do processo, viabilizando suas pesquisas e a qualificação do processo investigativo.
IMPORTANTE:
O pesquisador deverá se cadastrar na PLATAFORMA BRASIL e selecionar a opção "Para cadastrar um novo projeto, clique aqui: NOVA SUBMISSÃO”.
ATENÇÃO! Projetos submetidos à Plataforma Brasil sem a documentação obrigatória não serão aceitos.
Os seguintes documentos deverão ser preenchidos, de forma digitada, assinados e anexados na Plataforma Brasil:
Também é necessário anexar na Plataforma Brasil os seguintes arquivos:
PRAZOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Projetos de TCC com prazo de finalização para o PRIMEIRO semestre deverão ser submetidos ATÉ o mês de MAIO.
Projetos de TCC com prazo de finalização para o SEGUNDO semestre deverão ser submetidos ATÉ o mês de OUTUBRO.
RELATÓRIO FINAL:
O relatório final é um documento obrigatório que deve ser encaminhado ao CEP, via notificação na Plataforma Brasil, até 180 dias após o término da pesquisa com intuito de esclarecer se a mesma foi desenvolvida em conformidade com os aspectos éticos propostos. O modelo do documento está disponível logo abaixo, em Formulários.
Abaixo, calendário de prazos para submissões e datas das reuniões do ano de 2025.
Mês | Prazo para submissão | Data da Reunião |
Fevereiro | 10/02 | 21/02 |
Março | 10/03 | 21/03 |
Abril | 10/04 | 25/04 |
Maio | 15/05 | 23/05 |
Junho | 10/06 | 27/06 |
Julho | 10/07 | 18/07 |
Agosto | 10/08 | 29/08 |
Setembro | 10/09 | 19/09 |
Outubro | 15/10 | 24/10 |
Novembro | 10/11 | 21/11 |
Dezembro | 10/12 | 19/12 |
1) Cristiane Garcia de Freitas de Souza - Representante dos Participantes de Pesquisa e Membro do CEP;
2) Elaine Conte – Professora Educ. Superior e Membro do CEP;
3) Gilberto Ferreira da Silva – Professor Educ. Superior e Membro do CEP;
4) Lidiane Isabel Filippin - Professora Educ. Superior e Membro do CEP;
5) Márcia Welfer – Professora Educ. Superior e Coordenadora do CEP;
6) Márcio Manozzo Boniatti – Professor Educ. Superior e Coordenador Adjunto do CEP;
7) Michelle Bertoglio Clos – Professora Educ. Superior, Coord. Curso de Serviço Social e Membro do CEP;
8) Paula Pinhal de Carlos – Professora Educ. Superior e Membro do CEP;
9) Sonara Lúcia Estima – Professora Educ. Superior, Coord. Curso de Enfermagem e Membro do CEP;
Kenia Maria dos Santos Amaral - Secretária do Comitê
Para cadastrar os projetos e acompanhar a submissão dos mesmos, acesse a Plataforma Brasil e efetue o cadastro do pesquisador, clicando em “Cadastre-se para acessar a Plataforma Brasil”.
Para realizar o cadastro é obrigatório ter em mãos os seguintes itens:
Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um e-mail contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil. Se desejar é possível alterar a senha no primeiro acesso à Plataforma Brasil (aba “Alterar Meus Dados”).
Em caso de dúvidas, acesse o Manual do Pesquisador.
A Plataforma Brasil exige o preenchimento de campos com informações resumidas dos projetos, tais como: Desenho, Resumo, Objetivos, Hipóteses, Metodologia e Desfecho Primário. Solicitamos aos pesquisadores que preencham os campos que não forem considerados adequados às suas pesquisas com a expressão “Não se aplica”.
Importante: ao final do preenchimento, o Projeto de Pesquisa, em formato DOC, PDF ou RTF, com as informações completas sobre o estudo proposto, deve ser anexado, juntamente com os demais documentos necessários (como questionários, roteiros de questões de entrevista e autorizações institucionais para realização de trabalho de campo, por exemplo). Submissões cujas versões completas dos projetos não forem anexadas não serão avaliadas. Outros documentos obrigatórios são: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Folha de Rosto, assinada e digitalizada, pelo pesquisador e pela Coordenação direta.
Atenção:
Aluno de graduação não pode se cadastrar como pesquisador responsável, nem registrar a pesquisa em seu nome. O Orientador de aluno da graduação é quem deve fazer o cadastro e envio do projeto.
Este Comitê somente analisa os projetos de pesquisa da Universidade La Salle ou que sejam desenvolvidas nesta Universidade.
Instruções para cadastrar um projeto de pesquisa e formalizar o documento de informações básicas da Plataforma Brasil:
Acesse a Plataforma Brasil com seu e-mail de acesso e senha. Para submeter um protocolo de pesquisa clique em “cadastrar nova submissão”.
1ª Tela: Somente o pesquisador responsável pela pesquisa poderá iniciar o cadastro de nova submissão na Plataforma Brasil. Na primeira tela, deverá responder itens referentes ao envolvimento de seres humanos na pesquisa, à equipe de pesquisa (toda a equipe de pesquisa deve estar cadastrada na Plataforma Brasil), aos assistentes de pesquisa (pessoas que podem continuar o preenchimento do formulário para ele), à instituição proponente e à nacionalidade do estudo. O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a primeira tela estiver totalmente preenchida. Vale ressaltar que o assistente não pode excluir a pesquisa do sistema e também não poderá iniciar novo cadastro de pesquisa, a menos que ele próprio seja o pesquisador responsável.
2ª Tela: O pesquisador informará se o estudo pertence a alguma área temática especial, a grande área do conhecimento a qual a pesquisa pertence, o propósito do estudo, o título da pesquisa, quem será o pesquisador principal e quem deverá ser contatado pelo sistema para receber as informações necessárias. Tenha muita atenção para preencher esses dados corretamente, pois se seu projeto não pertencer a nenhuma das áreas especiais e você enquadrá-lo equivocadamente em uma área especial que demanda apreciação da CONEP, ele será automaticamente enviado para a CONEP após a aprovação do CEP. O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a segunda tela estiver totalmente preenchida.
3ª Tela: Será solicitado dados referentes ao desenho do estudo, ao apoio financeiro (se próprio ou agência de financiamento) e as palavras chave (que serão adicionadas uma a uma). Se for uma pesquisa clínica (como um ensaio clínico) será solicitado dados, tais como: se o estudo é experimental ou observacional, fases, CID, descritores, natureza da intervenção, uso de placebo, washout. O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a terceira tela estiver totalmente preenchida.
4ª Tela: Na quarta tela, o pesquisador informará introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário, desfecho secundário, tamanho da amostra, data do primeiro recrutamento e países de recrutamento (em casos em que essas informações se aplicam). Os campos de preenchimento comportam até 4 mil caracteres, mesmo assim o pesquisador deverá anexar ao sistema o arquivo contendo o projeto completo (observar o tamanho do arquivo de no máximo 20MB, caso ultrapasse esse limite, o mesmo deverá ser dividido). O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a quarta tela estiver totalmente preenchida.
5ª Tela: Na quinta tela, o pesquisador informará se usará ou não prontuários (se a resposta é positiva será solicitado maior detalhamento sobre esse acesso), o número de indivíduos que serão abordados pessoalmente, recrutados ou que sofrerão algum tipo de intervenção, o número de grupos em que os indivíduos serão divididos, se o estudo é multicêntrico ou não (em caso positivo será solicitado os nomes dos centros participantes), adição de instituição coparticipante (em caso de existir). Nesta tela deverá ser informado ainda o cronograma de execução, o orçamento e a bibliografia do estudo (que devem ser inseridos item por item) além de outras informações que julgar relevante.
*Informações adicionais:
Se a pesquisa é conduzida no exterior ou com participação estrangeira (cf. Resolução 292 – CNS), exige-se documento de aprovação do estudo por Comitê de Ética em Pesquisa ou equivalente do país participante.
Em estudos multicêntricos deve ser incluída a lista de centros e pesquisadores envolvidos, bem como os nomes dos coordenadores da pesquisa em cada centro participante.
Após conclusão do projeto, o pesquisador terá um prazo de até 180 dias para envio do Relatório Final pela Plataforma Brasil.
Orientamos que faça o download do seguinte arquivo para preenchimento: Word - Relatório Final.
O Envio deve ser feito como notificação, conforme passo a passo disponível a partir da página 79 do Manual do Pesquisador.
Horários de funcionamento:
Local de atendimento: O CEP está localizado na sala 215-1 no 2º andar do prédio 1, ao lado do elevador 6.
Contato: E-mail: cep.unilasalle@unilasalle.edu.br Telefone: 51 3476.8213
ATENÇÃO!
Informamos que, em virtude das férias docentes, NÃO HAVERÁ atendimento no CEP no mês de JANEIRO DE 2025.
Retornaremos em fevereiro com as apreciações das submissões e os atendimentos presenciais.