- Mais informações
- Histórico
- Conheça mais
MUSEU HISTÓRICO LA SALLE-MAHLS
O Museu e Arquivo Histórico La Salle, criado em 1998, é um espaço que tem como objetivos, dar lugar, investigar, comunicar e conservar coleções constituídas por mobiliário escolar, suportes materiais didáticos, objetos pessoais de professores e alunos, documentos e outros, a partir dos quais se pode fazer uma imersão na vida cotidiana das escolas lassalistas no Brasil — fundadas a partir de 1907 —, e escolas de outros tempos e lugares.
Seu acervo contribui para a pesquisa sobre a história da educação no Brasil e a obra educativa lassalista no país. Neste sentido, recebe pesquisadores e contribui para a formação de recursos humanos para a pesquisa nos campos de estudos da educação, da memória social e do patrimônio cultural.
O MAHLS propõe ao visitante, a partir das narrativas de suas exposições (de longa duração e temporárias), uma imersão no mundo escolar de diferentes tempos e lugares.
Missão do MAHLS
Institucional
Ser um espaço dinâmico de prestação de serviços à sociedade, a partir da difusão das ações de preservação, pesquisa e divulgação das práticas educativas, das escolas de educação básica e da educação superior lassalista no Rio Grande do Sul.
Política
Em conjunto com outros órgãos, estreitar os vínculos entre o UNILASALLE e público externo no que tange à educação escolar, as escolas, os lassalistas e sua história no estado, compartilhando conhecimentos e divulgando ações com esse escopo.
Científica
Constituir-se como espaço para pesquisa, discussão, construção e compartilhamento de conhecimentos no que concerne aos temas trabalhados no Museu.
Extensionista
Servir como extensão aos cursos de graduação e pós-graduação, disponibilizando os conhecimentos gerados a partir de pesquisa em seu acervo, de ações diversas e de exposições de longa duração, temporárias e itinerantes.
Registro no Sistema Estadual de Museus-SEM: 1.58
Registro no Sistema Brasileiro de Museus-IBRAM: Código: 8.87.06.0950 Nº SNIIC: ES-8950
O Museu e Arquivo Histórico La Salle fica no 2º andar do Prédio 1, com entrada pela Av. Victor Barreto ou pela Rua 15 de Janeiro.
No acervo digital do Museu Histórico La Salle é possível acessar recursos, materiais didáticos e mobiliários escolares de diferentes tempos.
Em breve, mais informações.
Em breve, mais informações.
Acesse aqui o Guia do Acervo do MAHLS.
Em breve, mais informações.
Em breve, mais informações.
Em breve, mais informações.
Em breve, mais informações.
Conheça o Projeto de Extensão: Ações Educativas do Museu Histórico La Salle.
Entre em contato pelo e-mail museuhistorico@unilasalle.edu.br
O MAHLS foi criado pela Resolução n. 25/98, de 21 de agosto de 1998, a partir da qual a Reitoria da Unilasalle aprovou o projeto e Regulamento do então Centro de Pesquisa e Exposição da Memória e Educação Lassalista (Memorial La Salle). O início da execução do projeto deu-se em março de 1999. Além dos objetos e documentos existentes na Unilasalle, outros foram transferidos de diferentes escolas, que reunidos no Memorial, organizados em Coleções, puseram memórias em diálogo, construindo sentidos sobre o passado. Com o decorrer do tempo, os Irmãos - reconhecendo o trabalho da equipe do Memorial - passaram à sua guarda o que se reconhece como o mais representativo da vida cotidiana nas unidades educativas lassalistas: os ‘Livros Memoriais”, nos quais são registrados os acontecimentos diários de cada escola.
Percebeu-se que o equipamento cultural tomava características de instituição museal, o que foi reconhecido pela Reitoria, aprovando projeto de transformação do Memorial em Museu e Arquivo Histórico La Salle (MAHLS), a partir de Resolução nº 076/2002, de 28 de junho de 2002, do Conselho Universitário (CONSUN).
A partir de 2014, iniciou-se processo de revitalização do Museu, propondo-se novo Regulamento, o qual foi aprovado pela Resolução N.º 692/16, de 29 de abril de 2016 do CONSUN. Por meio deste, o MAHLS passou a se denominar Museu Histórico La Salle, mantendo a sigla, incorporando os acervos documentais do Arquivo Histórico, organizando-os em coleções museológicas. Em termos de organograma, o MAHLS passou a configurar como unidade estratégica de pesquisa, junto à Pró-Reitoria Acadêmica, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unilasalle e ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais.
Conheça mais do MAHLS neste vídeo de 2017:
Acesse aqui o Projeto Memória Lassalista.
Em breve, mais informações.