A Universidade Feevale sedia, na próxima terça-feira (15), uma audiência pública que tem como tema as universidades comunitárias. A organização do evento é, além da Feevale, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade La Salle e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O encontro, aberto à comunidade, ocorre a partir das 19h30min, no auditório do Prédio Azul, no Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo (ERS-239, 2755).
O proponente é o deputado estadual Rafael Braga Librelotto, presidente da Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa. O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), estará presente no evento, que também contará com autoridades políticas locais, representantes de entidades de classe e da comunidade estudantil. A audiência na Feevale é a sexta de uma série que ocorrem nas demais universidades comunitárias do estado. Nela, será debatido O papel das universidades comunitárias no RS e a facilitação do acesso ao Ensino Superior.
O principal objetivo é evidenciar a relevância do tema, possibilitando aos mais variados agentes da sociedade apresentarem as suas percepções e as suas propostas. Sobre o Comung O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.
As Instituições de Ensino Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são autênticas instituições públicas não estatais.