No dia 17 de julho, a Universidade La Salle deu um passo significativo para a internacionalização do seu curso de Administração. O acordo de dupla titulação foi assinado pelo reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Ir. Cledes Antonio Casagrande, e pelo Prof. Dr. José Castro Oliveira, Diretor do Instituto Superior Politécnico de Gaya (ISPGAYA) em Portugal.
Segundo a coordenadora do curso, Profa. Dra. Vanessa Amaral Prestes, a implementação do programa de dupla titulação é um avanço importante para o curso de Administração. A parceria estratégica com o ISPGAYA não apenas fortalece os laços acadêmicos entre Brasil e Portugal, mas também abre portas para colaborações acadêmicas, intercâmbios de estudantes e pesquisas conjuntas. Essa cooperação promove a internacionalização do curso, beneficiando tanto os alunos quanto os professores envolvidos. “Essa é a nossa primeira dupla-titulação firmada e acreditamos que permitirá a troca de melhores práticas educacionais, metodologias de ensino inovadoras para mantermos nosso currículo atualizado, resultando em uma melhoria contínua na qualidade do ensino oferecido na graduação em Administração da Unilasalle”, explica a coordenadora.
A cooperação entre as instituições incluirá atividades como intercâmbio de estudantes e membros das instituições, atividades educacionais conjuntas, supervisão de trabalhos de graduação, programas de reconhecimento mútuo, programas acadêmicos especiais de curta duração, participação em seminários e reuniões acadêmicas, estágios acadêmicos e de pesquisa, intercâmbio de materiais e informações acadêmicas, apresentação conjunta de projetos de pesquisa e intercâmbio de ingressos titulados para atividades não relacionadas a títulos acadêmicos.
Benefícios para os estudantes de Administração
Os alunos do curso de Administração da Universidade La Salle poderão solicitar a participação no programa de reconhecimento mútuo/dupla titulação. Para isso, os estudantes deverão assinar um contrato de estudo, que será aprovado pelas comissões responsáveis de ambas as instituições. Alguns critérios incluem possuir um coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 e ter cursado pelo menos 30% do curso de graduação. Os estudantes terão a oportunidade de passar um ano em Portugal, cursando disciplinas equivalentes para obter a dupla titulação, permitindo que obtenham diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto em Portugal, ampliando suas oportunidades de carreira globalmente.
Enriquecimento do currículo
A dupla titulação oferece uma vantagem competitiva significativa para os graduados. Profissionais com diplomas reconhecidos em mais de um país são altamente valorizados no mercado de trabalho, demonstrando maior capacidade de adaptação e conhecimento intercultural. Estudar em duas instituições diferentes permite aos alunos construir uma rede de contatos mais ampla, tanto nacional quanto internacionalmente, abrindo portas para diversas oportunidades profissionais e acadêmicas. “A dupla titulação permite que os alunos obtenham diplomas reconhecidos em mais de um país, nesse caso em um país do continente europeu - Portugal, ampliando suas oportunidades de carreira globalmente. Além disso, estudar em duas instituições diferentes possibilita aos alunos construir uma rede de contatos mais ampla, tanto nacional quanto internacionalmente”, ressalta Vanessa.
Essa parceria permitirá a troca entre as práticas educacionais e metodologias de ensino inovadoras, resultando em uma melhoria contínua na qualidade do ensino oferecido na graduação em Administração. Com este acordo, a instituição reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a preparação de seus alunos para um mercado de trabalho globalizado, diverso e competitivo.