Os setores de comércio e serviços foram os que mais geraram postos de trabalho no Rio Grande do Sul no último trimestre de 2021, com mais de 1,7 milhão de vagas criadas. Apenas o segundo, é responsável por 33% dos mercado de trabalho formal Estado. O levantamento faz parte da Carta do Mercado de Trabalho, desenvolvida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. A pesquisa, baseada no novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, considera os meses de outubro, novembro e dezembro. Os dados disponibilizados são municiais (Canoas/RS), estaduais (RS) e nacionais. Os setores avaliados são os definidos pelo IBGE.

BRASIL

Nacionalmente, o setor de Serviços também foi o que mais gerou empregos em outubro - mais da metade do total. Já o comércio, foi o único segmento que não fechou postos de trabalho. Juntos, os dois somaram cerca de 29 milhões de vagas nos três últimos meses do ano. Em contrapartida, a Agropecuária teve o pior resultado.

CANOAS

O cenário local não difere: em Canoas, o saldo do ano passado foi de 76.883 postos de trabalho no mercado formal - quase 60 mil somando comércio e serviços. Na sequência, vem a Indústria, com 13.570 vagas; Construção, com 4.323 novos trabalhadores contratados, e Agropecuária, com 77.


  1. Confira a Carta completa aqui

Conheça o Programa de Pós-Graduação

  1. Memória Social e Bens Culturais

Entre em Contato