Desde 2017, a Universidade La Salle é integrante do United Nations Academic Impact, programa das Nações Unidas que reconhece instituições de ensino superior que desenvolvam atividades voltadas à defesa dos direitos humanos. Essa semana, o projeto “Universidade La Salle inclui: apoio aos imigrantes” foi reconhecido pela ONU com publicação e seu site. “A publicação contribui para o reconhecimento de nosso trabalho como instituição comunitária e global, pois fazemos parte de uma rede mundial de universidades em que essa preocupação nos inspira a contribuir com soluções”, avalia o coordenador do projeto, o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda. Ele explica que as Nações Unidas observam semestralmente as ações que estão sendo desenvolvidas pelas Universidades e a partir de critérios como “impacto positivo junto à comunidade”, “capacidade de atendimento” e “facilidade de acesso” elegem projetos para serem destacados em seus canais de comunicação. “A publicação não só nos anima em termos de reconhecimento do trabalho oferecido, mas pode nos ajudar no futuro para captação de recursos de fomento à pesquisa junto a agências nacionais e internacionais. Além do mais, conecta toda rede universidade que presta auxílio aos imigrantes no mundo contribuindo para que a Universidade La Salle ganhe prestígio”, celebra Miranda.


O Projeto Universidade La Salle inclui: apoio aos imigrantes foi proposto no final de 2017 e iniciou com aulas de português destinadas a imigrantes. Atualmente, realiza mutirões para atendimento deste público, com serviços como regularização de documentação, encaminhamento psicológicos, auxílio na elaboração de currículos, aconselhamento nutricional e de saúde coletiva. “Pretendemos diversificar as ações a partir das oficinas em prol da cidadania oferecidas aos imigrantes que se deslocam toda semana para a universidade pelos diferentes cursos de graduação e pós-graduação. Da mesma forma, o Núcleo de Apoio às Relações Internacionais – NARI junto ao CEADIP deverá ampliar os serviços de atendimento, hoje ainda focado mais no auxílio ao encaminhamento de documentações dos imigrantes em busca de legalização para a Polícia Federal a partir da parceria com a Prefeitura de Canoas, a Defensoria Pública da União e as organizações de auxílio a imigrantes como Centro Sócio Educacional Madre Assunta e CEBRAS”, detalha o professor.


Sobre o United Nations Academic Impact

A Universidade La Salle foi a primeira integrante do Rio Grande do Sul a fazer parte do United Nations Academic Impact. A acreditação está baseada no respeito a dez princípios elencados pela ONU, entre eles direitos humanos, oportunidade de educação para todos, paz e resolução de conflitos e sustentabilidade. Entre as ações que renderam a inclusão no programa está a adesão ao Pacto Nacional Universitário Para Promoção e Respeito à Diversidade Direitos Humanos e Cultura da Paz (MEC), o La Salle Model United Nations (LASMUN) e o trabalho do Tecnosocial junto às cooperativas de recicladores de lixo em Canoas e região metropolitana.

Entre em Contato