A Universidade La Salle - Unilasalle está engajada com a comunidade de Canoas e região e soma forças para combater a proliferação do novo Coronavírus. Por entender que este é um momento em que se faz necessário o distanciamento social e que isso pode impactar a saúde mental das pessoas, a partir desta quarta-feira (1), a Unilasalle coloca à disposição da comunidade interna e externa um serviço de acolhimento e atendimento psicológico online, voluntário.

A ação tem duas frentes: a comunidade interna (alunos e colaboradores) e externa (comunidade e profissionais da saúde de Canoas). Assim, todos que em menor ou maior medida estejam se sentindo vulneráveis e fragilizados emocionalmente por conta da pandemia podem acessar este serviço da Universidade, que contará com profissionais atuando de forma voluntária.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unilasalle e uma das idealizadoras do projeto, Profª Drª Camila Bolzan de Campos, este é um momento de instabilidade emocional com perdas materiais e psicológicas em que as pessoas se sentem desafiadas a fazer escolhas e isso pode gerar muita ansiedade. Por isso, esta ação solidária é tão importante para a comunidade. “É momento tão delicado e impactante, por este motivo, reunimos forças baseados no nosso conhecimento científico e prático e idealizamos esta ação solidária. O distanciamento social afeta diretamente a atividade de todos e por este motivo, ações que promovam saúde mental ajudam a minimizar os sentimentos negativos que a pandemia acarreta”, afirma.

A operação contará com a equipe de psicólogos da clínica La Salle Saúde, unidade especializada da Universidade que já oferece esses serviços em suas atividades de rotina, somadas a um grupo de, até o momento, 24 egressos do curso de Psicologia, que de maneira voluntária integram a ação, juntamente com o Núcleo de Apoio ao Estudante, da instituição. Toda a assistência seguirá o protocolo de atendimento baseado nas indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para emergências e desastres de primeiros cuidados psicológicos. "Nos sentimos honrados por de uma forma ou de outra podermos apoiar as necessidades internas e externas num momento em que a solidariedade, a valorização da vida se fazem tão importante", destaca o Diretor Administrativo da La Salles Saúde, Denir Machado.

Toda a assistência ocorrerá de forma remota e por tratar-se de uma atividade em uma situação excepcional, o projeto contou com orientações do Conselho Regional de Psicologia, bem como uma série capacitações online, desenvolvidas por especialistas em emergências e desastres, além de conteúdos de primeiros cuidados psicológicos.

Para acessar o serviço a comunidade externa deverá entrar em contato com a La Salle Saúde, pelo telefone (51) 3476.8333, no horário das 9h às 18h. A comunidade acadêmica poderá solicitar agenda pelo email nae@unilasalle.edu.br.

Serviço


O que
: Atendimento psicológico remoto voluntário

Como acessar: Comunidade Externa: Contato com La Salle Saúde pelo telefone (51) 3476.8333, no horário das 9h às 18h.

Comunidade Acadêmica: Contato pelo email nae@unilasalle.edu.br

Entre em Contato