- Economia Solidária: Cooperativas de Reciclagem
- Projeto Catasol
- Objetivos
- FALE CONOSCO
O TECNOSOCIAL é reconhecido pelo seu trabalho de desenvolvimento social através da economia solidária, baseado em ações para a formação de catadores e para a consolidação da rede de comercialização solidária. Neste âmbito, realizamos projetos de capacitação para catadores individuais e organizados em cooperativas e associações nas temáticas da economia solidária, cooperação no trabalho, logística e comercialização e participamos da organização e implementação da rede de comercialização solidária de resíduos sólidos que dos municípios de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Confira mais sobre o nosso trabalho no vídeo:
O objetivo do livro: Memórias da Cooperativa Renascer (BORGES et al, 2022), é o de investigar memórias na Cooperativa Renascer de Canoas/RS, que em meio aos resíduos, sua fonte de renda e de sustento, construiu recordações recheadas de desafios e vitórias. A escrita deste livro foi inspirada dentro da cooperativa, por e para as suas cooperadas, com a meta de descrever sua trajetória de uma maneira compreensível e leve, saindo dos termos técnicos para fins de popularização da ciência. Foi de fato uma costura de saberes, uma verdadeira trama de conversar, servindo-se de conceitos teóricos, mas repleto de saberes populares, sentimentos, memórias e afetos. Acesse aqui.
A Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade La Salle constitui-se com o objetivo de contribuir para a consolidação de empreendimentos de economia solidária bem como redes de cooperação no município de Canoas e região na perspectiva de construir tecnologias sociais apropriadas para fortalecer a capacidade empreendedora e a dinâmica solidária, potencializando sua atuação sustentável e autogestionária nos territórios onde atuam. E desenvolve atividades em diversas áreas como:
• Fomento aos empreendimentos e redes de economia solidária
• Desenvolvimento de metodologias de incubação de empreendimentos econômicos solidários
• Sistematização das práticas desempenhadas no campo da economia solidária
• Construção de tecnologias sociais juntamente com os atores sociais envolvidos
• Contribuição na discussão e elaboração de propostas de políticas públicas
• Articulação política com o movimento de economia solidária por meio dos fóruns
• Socialização de conhecimento popular e acadêmico em eventos sobre a temática de atuação
• Possibilidade de desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao objetivo que a incubadora de propõe Confira a Cartilha Economia Solidária e Capacitação: primeiros passos para a formação de equipe de incubação.
Acesse aqui.
Este livro é resultado do convênio entre Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal do Brasil juntamente com o Unilasalle para o desenvolvimento das ações da Incubadora de Empreendimentos Solidários. Acesse aqui.
Este livro apresenta discussões e pesquisas sobre práticas sociais na economia solidária e foi resultado de projetos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Acesse aqui.
Este livro é resultado do projeto de pesquisa “Etnometodologia na Incubação de Empreendimentos da Economia Solidária no Campo da Reciclagem” o qual contou com fomento do CNPq, do Ministério do Trabalho e do Senaes (2017-2019). É dividido em 3 partes, sendo a primeira sobre metodologia (etnometodologia, entrevista qualitativa, cartografia social, grupo focal, análise de conteúdo e aspectos éticos). A segunda parte é composta da descrição da implementação do projeto em quatro cooperativas e reciclagem e a parte 3 uma avaliação desta execução. Acesse aqui.