Cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa

Prezado senhor Reitor do Unilasalle-RJ

Dr. Irmão Jardelino Menegat

Reverendíssimo Arcebispo de Niterói

Dom José Francisco Rezende Dias

Prezado senhor vice-reitor do Unilasalle-rj

Dr. Ronaldo Gismondi Curi

Prezados membros do Egrégio Conselho Acadêmico do Unilasalle

Querida pós-doutora e decana do Unilasalle-RJ, Mary Rangel

Queridos professores, funcionários, alunos do Unilasalle e do La Salle Abel

Queridos coirmãos em La Salle, queridos ex-alunos meus, amigos, amigas

Queridos representantes do Colégio La Salle São Paulo: senhor Diretor Fernando Madureira, senhora Professora Débora Cristina e sua filha Natália, querida representa da Sede Abel em São Paulo, senhora Eliane Tugillo Martins (Lili), querida representa da Familia Nery, minha irmã Auxiliadora Goreti Nery (Dóra).

Esta homenagem, neste dia 6 de dezembro de 2018, próximo aos meus 80 anos de vida, em janeiro, com esta generosa outorga do título Doutor Honoris Causa, suscita em mim um turbilhão de sentimentos e pensamentos. Devido à brevidade do tempo, destaco, apenas quatro deles:

a) Gratidão. Recordo-me da origem do termo OBRIGADO como reação cortês a um gesto, um mimo, um bem recebido. "Eu me sinto ligado a você; eu me sinto obrigado a corresponder a tanta bondade para comigo; eu me sinto obrigado afetiva e moralmente com você!". A gratidão é um gesto dos mais nobres do coração humano. Portanto, agradeço por esta homenagem, fruto do coração generoso de todos vocês, enfeixados na decisão do Magnífico Retor e do Egrégio Conselho Acadêmico do Unilasalle-RJ. Tenham certeza, continuarei tentando corresponder a esta obrigação afetiva e moral... Recordo-me de que o próprio Jesus, quando um dos dez leprosos curados veio até ele para agradecer-lhe o dom recebido, reclamou: “Apenas este estrangeiro voltou! E os outros nove, onde estão?!” E, em seguida, disse-lhe: “Vá. Foi a tua fé que te salvou!”. E nesta gratidão ouso usar o hino de Maria (Lc 1, 46-47): “A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”

b) Grata recordação. Estar aqui em Niterói me leva aos 18 anos que aqui atuei como Irmão Lassalista, no Instituto Abel. O Abel foi um importante laboratório para a minha vida e missão de Religioso Irmão de La Salle. Meu coração glorifica o Senhor, mas também agradece os muitos coirmaos com os quais partilhei minha história. Com eles aprendi muito. Cito apenas três deles, e neles incluo os demais: Irmão Amadeu, Irmão Boaventura, Irmão Ângelo. Agradeço a todos os meus alunos daqueles 18 anos. Construimos uma bela história juntos, através do Serviço de Educação Religiosa (SER), das grandes celebrações e do Encontro de Jovens com Cristo.

Não posso deixar de citar aqui três famílias que muito me ajudaram: a de Lia Jaannotti e Colombro, com seus filhos e filhas, a de Luiz Fernando, Cyrcia e Izabel, e a de Solange Lemos.

É lógico que estou emocionado, pois aqui em Niterói vivi dias preciosos, cultivei e cultivo amigos e amigas que são tesouros para mim. Agradeço a todos e todas por terem me desafiado tanto em minha fidelidade de religioso Irmão lassalista, como em cobrar de mim competência, testemunho, coerência, paixão.

Registro aqui minha gratidão especial ao Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs que apostou em mim, desde cedo, enviando-me para cursar universidade em Roma, com apenas 20 anos de idade, nunca duvidou e continuou investindo. Agradeço, com todo o meu ser, aos meus pais, heróis que geraram 20 filhos. Se eles não estão no regaço de Deus Pai, quem sou para um dia chegar lá? Agradeço aos que me seguem no Facebook, no WhatsApp, nos e-mails da vida, nos cursos, retiros, congressos, simpósios. Agradeço à Sociedade Latino-americana de Catequetas (SCALA), da qual fui Presidente e hoje ainda sou membro da Diretoria. Agradeço também à Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), da qual sou Presidente. Representando SCALA e SBCat aqui está o Padre Jânison Sá, pós-doutorando em Teologia Catequética na PUC-Rio. Agradeço à Confederação de Religiosos e Religiosas da América Latina (CLAR), da qual fui Vice-presidente numa época crucial de significativo conflito conosco por parte da Diretoria dos Bispos da América Latina (CELAM), da Congregação para os Religiosos e da Congregação para a Doutrina da Fé. Muito aprendi com o sofrimento por causa das crises internas em nossa Igrejas. Mas muito aprendi também com as crises internas de nosso Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, mormente entre os anos 1966 e 1986.

Volto a citar o Instituto Abel, pois a partir dele é que fiquei conhecido no Brasil todo, por causa da Coleção de 11 livros de Catequese que elaborei junto com Lia d´Avila Jannotti. Estas duas coleções “Meu Cristo Amigo” e “Puebla, Esperança-Jovem”, serviram, por vários anos, à Igreja. Hoje estou com 74 livros publicados e mais alguns encaminhados. É dom. É graça. Sem dúvida alguma. Mas, ao mesmo tempo, é trabalho duro, persistente e perigoso. Isso também é dom. Agradeço à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) por me ter escolhido por quatro anos como Assessor Nacional de Catequese, Campanha da Fraternidade e Ensino Religioso e, depois de seis anos de Provincial, para mais quatro anos como Diretor Nacional de Educação. E agradeço por continuar, ainda, solicitando minha contribuição. Agradeço, de modo especial, pela homenagem que recebi da CNBB, no dia 17 de Novembro, no Mesteiro de Itaici, em Indaiatuba-SP na 4ª Semana Brasileira de Catequese.

c) Terceiro motivo de minha emoção. O Ano Jubilar La Salle. Desde o dia 17 de novembro de 2018, estamos celebrando em nível mundial, até o final de 2019, o Ano Jubilar La Salle, devido aos 300 anos do falecimento dele, no dia 7 de abril de 1719. São João Batista de La Salle é o Santo Padroeiro dos Educadores e fundador, em 1680, do Instituto Religioso, ao qual tenho a graça de pertencer. O Papa Francisco nos concedeu este privilégio de um jubileu oficial, segundo as normas da Igreja. Louvores sejam dados ao Senhor, o Deus de pura misericórdia. Este jubileu é mais um estímulo para que nos entreguemos mais e mais ao Senhor e ao seu Reino, por meio da missão educativa humana e cristã, segundo os valores do Evangelho.

d) Quarta razão de minha emoção: os homenageados de hoje. Concluo esta saudação aludindo-me aos dois colegas homenageados comigo. In memoriam, o Irmão Amadeu. Dele tive a honra de escrever a biografia que já está em fase de revisão final. Ele foi um dos principais continuadores da obra iniciada pelo Irmão Lucas Norberto, fundador e primeiro construtor do Instituto Abel, nos idos de 1949 a 1955. Obrigado Irmão Jardelino por esta homenagem póstuma. Agradeço, também, a graça de partilhar da homenagem que o coirmão Ignácio Lúcio Weschenfelder recebe. Admiro muito este meu coirmão, que enfrentou grandes desafios em seu tempo de Provincial e aqui no Unilasalle-RJ, como Reitor, saindo sempre vitorioso. Agora está em Ananindeua, perto de Belém do Pará, iniciando um Colégio Novo. Foi em seu tempo que o ISE La Salle passou para a categoria de Unilasalle-RJ. Obrigado, Irmão Inácio. Parabéns.

Ao encerrar estas palavras, ofereço esta homenagem a Deus Trindade, Santíssima, à Nossa Senhora e a La Salle, mas ofereço também às quatro paixões da minha vida: a) o mundo da educação lassalista em sua multiforme variedade de serviços às crianças, aos adolescentes, jovens, adultos e idosos, educadores, funcionários e famílias, especialmente aos mais necessitados; b) e, como não poderia de ser, ofereço aos catequistas, especialmente os da base, lá dos rincões mais longínquos do Brasil, que confiam tanto e esperam muito dos dons que Deus abundantemente me deu; c) a minha família de sangue, a Família Nery e à minha Família de Opção vocacional e missionária, os religiosos Irmãos de La Salle; d) aos amigos e amigas mais próximos que me empurram para ser mais Irmão, mais fraterno, mais doação, mais irradiação do amor de Deus.

Obrigado,

Irmão Nery fsc

Niterói-RJ-6/12/2018

Entre em Contato